Todo mundo sabe que fumar aumenta o risco de câncer. No entanto, a doença pode ser causada por outros fatores que muitas vezes passam despercebidos pelas pessoas. O risco de câncer também está associado a hábitos que você nem imagina e que pode fazer parte do seu dia a dia.
O câncer é uma doença perigosa e, em muitos casos, fatal. Entretanto, pode ser tratada e principalmente evitada com uma mudança no estilo de vida. Por isso, trouxemos neste texto 5 hábitos que podem parecer inofensivos, mas aumentam o risco de câncer.
Quer saber quais são? Continue a leitura!
1. Trabalhar à noite
Mulheres que trabalham à noite possuem risco maior de contrair câncer de mama. Isso acontece porque a privação do sono no horário noturno interfere na produção de melatonina, que é o hormônio que induz a pessoa a dormir.
Como ele é produzido apenas quando a luminosidade diminui, mulheres que trabalham à noite possuem pouca melatonina no sangue. Além de alterações no ciclo do sono, essa condição aumenta o risco de tumores devido à desregulação hormonal.
2. Consumir bebidas alcoólicas
Os malefícios do álcool são bastante conhecidos. Além da cirrose, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas pode levar o indivíduo a desenvolver câncer no fígado e outros tipos, como câncer no esôfago, na boca, no reto e na mama.
Ao entrar em contato com o álcool, o organismo produz uma substância chamada acetaldeído. O grande problema é que isso ocorre mesmo quando o consumo não é exagerado.
Se o organismo não conseguir se proteger desta substância — que altera o DNA humano dando origem a células cancerígenas — as chances de tumores aumentam.
3. Não praticar atividades físicas
Um estudo realizado na Espanha chegou à conclusão que mulheres sedentárias têm 71% de chances de desenvolver câncer de mama do que aqueles que não são sedentárias.
Desse modo, além de estar associada à prevenção de diversas doenças, a atividade física atua também como meio preventivo para o câncer.
4. Não usar filtro solar
Com as altas temperaturas, principalmente por causa da destruição da camada de ozônio, a exposição ao sol passou a representar um risco para a saúde. Sem proteção aos raios ultravioletas, principalmente no verão, tem ocorrido um aumento significativo nos casos de câncer de pele.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o uso de filtro solar, aliado a outras práticas que minimizem a exposição direta do sol, como o uso de blusas e chapéus, podem reduzir em até 50% as chances do desenvolvimento de câncer de pele em indivíduos de risco.
5. Consumir alimentos processados
Os processados são aqueles alimentos bem conhecidos nos dias de hoje: salsicha, linguiça, peito de peru, etc. Além de muitos conservantes, eles possuem quantidades preocupantes de nitratos e nitritos.
Ao entrar em contato com o estômago, essas substâncias se transformam em nitrosaminas, que são consideradas mutagênicas. Isso quer dizer que elas podem levar a mutações no material genético.
Os riscos de câncer são ainda maiores no trato gastrointestinal, mas o indivíduo pode desenvolver tumores em qualquer órgão. Por esse motivo, a recomendação é evitar ao máximo esses alimentos.
Como você pode notar, esses hábitos — que são aparentemente inofensivos — podem aumentar o risco de câncer. Agora que você já sabe quais são, que tal fazer uma mudança no estilo de vida e se proteger? Não esqueça de manter os exames de rotina sempre em dia!
Gostou do nosso post? Então continue visitando nosso blog, leia agora mesmo o texto “Dia Mundial do Câncer: o que você precisa saber sobre essa data“.