Horarios de atendimento Covid-19

Dia Mundial do Câncer: o que você precisa saber sobre essa data

dia mundial do câncer

Prevenção, diagnóstico precoce e vida saudável são peças-chave para promover a saúde e evitar enfermidades. É importante contar com campanhas, como o Dia Mundial do Câncer, que ajudem a popularizar o papel de cada indivíduo na diminuição do número de casos, propiciando assim o aumento das chances de cura.

Quer saber mais sobre essa maravilhosa iniciativa e como você pode participar? Confira nosso artigo!

4 de fevereiro: Dia Mundial do Câncer

Iniciativa criada pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC) — a principal organização não-governamental sobre o assunto na atualidade, o Dia Mundial do Câncer (World Cancer Day) tem como objetivo principal conscientizar para salvar as milhões de pessoas acometidas pelos diferentes tipos da doença (pele, mama, próstata) nos mais de 160 países onde possui parcerias.

É importante lembrar que essa enfermidade é a segunda em causa de morte no mundo, sendo a metade considerada perdas prematuras — 30 a 69 anos. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), apenas no Brasil, foram mais de 400 mil diagnósticos apenas em 2016 — sem contar os tumores de pele não melanoma.

Ao promover essa data, a UICC deseja aumentar a visibilidade da luta contra o câncer e educar a população, além de pressionar os governos e pessoas para o maior desenvolvimento de pesquisas em favor da prevenção e da cura.

Vida saudável: longevidade com qualidade

A grande maioria das pessoas deseja viver muito — e bem. E não há nada de errado com essa vontade! Só que, para isso aconteça, é preciso fazer mais do que desejar: a ação para criar ambientes e rotinas saudáveis é fundamental.

O Dia Mundial do Câncer mostra como nossos hábitos são fatores de sucesso para prevenir enfermidades e aumentar as chances de cura. O uso do protetor solar no cuidado da pele (evitando os horários de pico do sol), o abandono do tabagismo, a adoção de uma dieta alimentar saudável, a prática de exercícios físicos e a inclusão de exames de rotina no calendário são práticas que podem contribuir para o não desenvolvimento de células cancerígenas.

Para quem está no grupo de risco de algum tipo de câncer, o cuidado deve ser redobrado, seja do acompanhamento médico, seja na adoção de uma vida focada no seu bem-estar físico e mental.

Diagnóstico precoce: fundamental para a cura

Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores as chances de sucesso. Esse é um mantra que você deve ter em mente para nunca ser levado pela vontade de deixar seus cuidados médicos para depois.

No caso de alguns tipos de câncer — como o de mama — o próprio indivíduo pode realizar autoexames e assim detectar qualquer alteração no seu corpo (mas não esqueça da mamografia). Aliás, este conhecimento e domínio sobre nós mesmos é vital. Dores sem explicação, manchas ou outras alterações que podem indicar a doença precisam de atenção e nunca devem ser descartadas.

Esperamos que você possa usar as informações sobre do Dia Mundial do Câncer para melhorar a qualidade da vida de seus colegas, amigos e familiares. Para fazer isso, que tal compartilhar este artigo nas suas redes sociais?

Postado em 13/12/2017.

Se preferir, agende por Telefone ou Whatsapp: (11) 96924-5563 11 4800-3777


menu agende Agendar Resultado