Verão é sinônimo de férias, praia, piscina e muita diversão. Possivelmente, é a estação do ano mais esperada por muitas pessoas, não é verdade? No entanto, para curti-la ao máximo, é importante ficar atento para não contrair alguma das famosas doenças de verão.
Por isso, no post de hoje, preparamos uma lista com as 5 principais doenças que costumam aparecer nessa época do ano para ajudá-lo a se prevenir. Continue a leitura e confira!
1. Micose
Essa é uma doença que pode afetar pele, unhas, couro cabeludo e virilhas, sendo causada pela proliferação de fungos nessas regiões. Por esses microrganismos gostarem de locais quentes e úmidos, torna-se bastante comum aparecerem no verão. Locais como piscinas, praias, vestiários e outros com grande circulação de pessoas são ambientes propícios à contaminação.
Os principais sintomas da micose são:
- coceira;
- frieira — geralmente aparece entre os dedos dos pés;
- irritação;
- vermelhidão local;
- impingem.
A melhor maneira de se prevenir é manter as dobras do corpo limpas e secas, não usar sapatos com meias em dias muitos quentes e não andar descalço em ambientes comunitários.
2. Desidratação
A desidratação é uma condição caracterizada pela falta de água, sais minerais e outros líquidos necessários para o funcionamento do corpo e costuma ser bastante frequente com o aumento das temperaturas.
Se a água eliminada por meio do suor, urina, fezes e lágrimas não for reposta corretamente, a pessoa pode ficar desidratada. A doença afeta pessoas de todas as idades, sendo mais perigosa em crianças e idosos.
Ela pode ser leve, moderada e grave. Entre os sintomas mais comuns estão:
- sede exagerada;
- olhos fundos;
- boca e pele secas;
- cansaço;
- fraqueza.
Casos mais graves podem apresentar queda da pressão arterial, falência de órgão e até a morte. Para evitar essa condição, a orientação é beber muito líquido — água, sucos, água de coco e leite materno, no caso de bebês — e evitar exposição excessiva ao sol.
3. Melasma
O melasma caracteriza-se pelo surgimento de manchas escurecidas no rosto, nos braços e nas áreas do corpo muito expostas aos raios solares. Ele não oferece riscos à saúde, mas compromete a estética.
O seu aparecimento se deve a uma hiperpigmentação, originada por deposição aumentada de melanina — proteína responsável pela coloração da pele e pela proteção contra os raios ultravioleta.
Os principais fatores que levam ao aparecimento do melasma são:
- exposição excessiva aos raios UV;
- disfunção da tireoide;
- uso de anticoncepcionais;
- ser mulher com idade entre 20 e 25 anos.
A melhor forma de prevenir é evitar a exposição ao sol sem proteção. Por isso, use filtro solar, óculos de sol, chapéus e prefira o sol da manhã.
4. Dengue
Causada pela picada do mosquito Aedes Aegypti — que se reproduz na água acumulada em pneus, garrafas e outros recipientes —, só no ano de 2016, a dengue atingiu, aproximadamente, 1,5 milhão de casos no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Vale lembrar que o calor e a chuva, muito comuns no verão, potencializam a proliferação do mosquito.
Os principais sintomas da dengue são:
- febre;
- manchas avermelhadas;
- dor de cabeça, principalmente atrás dos olhos;
- dores pelo corpo.
A prevenção consiste em evitar o acúmulo de água em recipientes, que são focos de reprodução, e usar repelentes de insetos — verificar no rótulo se afastam o Aedes Aegypti.
5. Intoxicação alimentar
A intoxicação alimentar ocorre por meio da ingestão de alimentos ou água contaminada por bactérias, vírus e parasitas. Eles são encontrados principalmente em carnes cruas e ovos, mas podem se alojar em outros alimentos também.
No verão, as chances de consumir comida estragada em decorrência do calor é maior, por isso, é preciso ter muito cuidado ao armazenar os alimentos.
Náusea, vômito, diarreia aquosa e febre são os sintomas mais comuns da intoxicação alimentar. Para se prevenir, fique atento à higienização das mãos e dos alimentos antes de consumi-los. Nos dias de muito calor, evite comer carnes mal cozidas, produtos lácteos não pasteurizados e comida de origem duvidosa.
Agora que você já conhece as principais doenças de verão e sabe como se prevenir, compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude seus amigos a também se protegerem!