Você sabia que, assim como algumas doenças são mais comuns no verão, existem algumas doenças comuns no inverno?
Essas patologias podem se manifestar com maior frequência na época de frio seja devido à sensibilidade causada pela baixa temperatura, ao tempo seco ou até mesmo ao fato de que as pessoas passam mais tempo em locais fechados.
Sendo assim, existem alguns cuidados que devem ser tomados para evitar ficar de cama nessa época tão propícia a doenças, principalmente se você já sofre de alguns deles. Quer saber quais são elas? Continue a leitura!
1. Resfriado e gripe
Essas são as principais doenças transmitidas durante o inverno. Isso se dá geralmente devido à falta de circulação do ar em ambientes onde há bastante gente, sendo essencial evitar essas situações e, possivelmente, o contato com pessoas doentes para se prevenir.
O resfriado pode ser causado por mais de 200 tipos de vírus diferentes, enquanto a gripe tem como causador o tipo Influenza. Ambas as doenças provocam sintomas semelhantes, como febre, dor de garganta, coriza, secreção nasal, dores de cabeça, tosse, entre outros. No entanto, geralmente a gripe tem um tempo maior de duração, de 5 a 7 dias, enquanto o do resfriado é de 3 a 5.
Durante esse período, não há muito o que fazer: o importante é repousar e fazer uso de analgésicos caso seja necessário e recomendado por um especialista. Além disso, uma alimentação saudável e equilibrada pode ser uma grande aliada na recuperação e na prevenção, pois auxilia no fortalecimento do sistema imunológico.
2. Rinite alérgica
A rinite é a irritação ou inflamação da mucosa do nariz e é umas das doenças comuns no inverno. É caracterizada por espirros, coriza, nariz entupido e constante coceira nessa área. Apesar de não existir cura, os sintomas podem ser aliviados com uso de antialérgicos.
Para evitar seus constantes desconfortos, é necessário manter o ambiente sempre livre de poeira, ácaros e fungos, que são os causadores da inflamação e irritação. Sempre que possível, mantenha a casa arejada, principalmente nos dias sol, e troque a roupa de cama e fronha do travesseiro com frequência.
3. Sinusite
Sinusite é a inflamação da mucosa localizada ao redor do nariz. Seus principais sintomas são dor de cabeça, pressão na região da face, secreção nasal, inchaço nas pálpebras, nariz entupido, redução ou perda do olfato, entre outros. Tem como causas ou fatores de risco os resfriados, gripes, bactérias e alergias, sendo comum em quem já tem rinite.
Na maioria das vezes, a sinusite pode ser curada, sendo indicado pelos médicos o uso de remédios anti-inflamatórios, descongestionantes, antibióticos (quando há suspeita de causa pela bactéria), anti-histamínicos e até a lavagem nasal com solução indicada. Então, se você sofre de rinite, fique atento aos cuidados e procure um especialista!
Como você pôde ver, resfriado, rinite, gripe, sinusite são algumas das doenças comuns no inverno. Se você costuma ficar doente com maior frequência nessa época ou já sofre de algum desses problemas, é essencial ter cuidados redobrados para se prevenir contra eles e manter sua saúde em dia.
Quer saber mais sobre como manter sua saúde na estação mais fria do ano? Então não deixe de conferir, a seguir, os principais cuidados que você deve ter com as doenças respiratórias!