Horarios de atendimento Covid-19

Como uma alimentação saudável ajuda a evitar crises de gastrite?

Sensação de estômago cheio, queimação, náuseas e dores. Essas são queixas comuns de quem sofre da inflamação estomacal. O que muitos pacientes não sabem é que é possível evitar crises de gastrite com uma dieta saudável.

Quer saber quais os melhores alimentos para melhorar a saúde do estômago, indicados para quem sofre com essa doença? Confira nosso post!

O que é gastrite?

Os diferentes tipos de gastrite são inflamações da mucosa que reveste as paredes internas do estômago.

Ela pode ser crônica (resultado de um longo processo inflamatório) ou aguda (aparece de repente) e pode atingir todo o órgão ou apenas algumas áreas. Não deve ser confundida com azia — queimação no tórax devido a um refluxo.

Essa doença pode ter diferentes causas, como o uso prolongado de ácido acetilsalicílico e antiinflamatórios, o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo.

A gastrite também pode ser resultado de infecção bacteriana ou se desenvolver como uma condição autoimune — quando o sistema imune produz anticorpos que destroem as células gástricas do próprio organismo.

Ela causa dores na boca do estômago, perda de apetite, náuseas, além da presença de sangue nas fezes e vômitos.

O diagnóstico é feito através da análise do histórico clínico do paciente, do exame de endoscopia e da biópsia (remoção de pequeníssima parte do órgão para estudo).

Quando não tratada, essa é uma condição que pode gerar sérias complicações, como o desenvolvimento de uma úlcera (ferida no estômago) ou mesmo câncer.

Qual o papel da alimentação na gastrite?

A alimentação é um fator fundamental para o sucesso na hora de evitar crises e promover a saúde. É necessário elaborar uma dieta balanceada que permita tanto a melhora da condição como um todo como, também, evitar crises de gastrite.

Para quem já foi diagnosticado — ou está desconfiado sobre a condição, é necessário abandonar hábitos nocivos (cigarros, bebidas alcoólicas em excesso), assim como deixar de consumir remédios que possam desencadear — ou piorar — episódios. A dica é: procure o médico e nunca se automedique!

Comidas ricas em gorduras ou muito ácidas, frituras, chás e bebidas artificiais, café, até mesmo água com gás precisam ser cortados da alimentação para evitar crises de gastrite. Isso inclui:

  • limão;
  • abacaxi;
  • pimenta;
  • refrigerantes;
  • chocolates;
  • adoçantes artificiais;
  • molhos prontos;
  • queijos;
  • embutidos
  • carnes gordas.

Além disso, não fique longos períodos em jejum ou coma muito rapidamente. Lembre-se de que a digestão começa na boca.

Quais os alimentos que ajudam a evitar crises de gastrite?

Agora que falamos sobre o que não fazer. chegou a hora de abordar os alimentos recomendados para evitar crises de gastrite. São eles:

Frutas não ácidas

Banana, goiaba, mamão, pêssego, maçã, coco (água), pêra e cereja estão entre as frutas liberadas para consumo para quem sofre da condição. A chave para o sucesso é equilibrar quantidade e variedade na dieta.

Biomassa de banana-verde

Fácil de preparar, a biomassa de banana-verde é um importante aliado. Ela possui um amido resistente que funciona como alimento para os lactobacilos da flora intestinal, ajudando a proteger todo o sistema digestivo.

Chás de hortelã e alecrim

São ervas com propriedades calmantes para a digestão. O consumo desses chás ajuda a combater a acidez excessiva do estômago, aliviando a azia e queimação. O ideal é a ingestão dos chás meia hora antes das refeições.

Suco de aloe vera

Conhecida popularmente como babosa, essa planta tem alto poder cicatrizante, ajudando a curar possíveis feridas. Apenas 50 mL ingeridos em jejum ou antes de dormir já são suficientes.

Grãos integrais

Grãos integrais são ótimos aliados. Além de controlar os índices de ácido clorídrico (responsáveis pela queimação), eles ajudam a fortalecer e melhorar o trabalho do sistema digestivo.

Agora, basta procurar o médico e apostar no equilíbrio da dieta para evitar crises de gastrite e acelerar a cura da doença.

Quer receber outras dicas para promover a saúde e o bem-estar, seu e de toda a família? Então assine a nossa newsletter!

Postado em 29/03/2018.

Se preferir, agende por Telefone ou Whatsapp: (11) 96924-5563 11 4800-3777


menu agende Agendar Resultado