O sistema respiratório é fundamental para o nosso organismo, afinal, respirar é vital. É por meio dele que ocorrem as trocas gasosas, fundamentais para manter a saúde do nosso corpo.
Quando o indivíduo possui doenças respiratórias, algumas funções ficam comprometidas, ameaçando a qualidade de vida e, em alguns casos, até mesmo a sobrevivência da pessoa.
Por isso, é importante conhecê-las e tomar os cuidados necessários para preveni-las. Neste texto, trazemos informações úteis que vão ajudá-lo com isso. Não deixe de ler!
Quais são as doenças respiratórias mais comuns?
A seguir, conheça algumas patologias que acometem o sistema respiratório.
Bronquite
Trata-se de uma inflamação dos brônquios ocasionada pela ação de vírus, bactérias e outros agentes. Quando isso acontece, os brônquios ficam estreitos, fazendo com que toda a musculatura em volta também se estreite e cause a produção de muco.
A bronquite tem tratamento e pode ser aguda ou crônica. No primeiro caso, ela se caracteriza pelo aparecimento súbito e crises curtas. Já no segundo, há a presença exagerada de muco e crises que não cessam.
Alergias
Elas aparecem quando há uma reação do sistema imunológico a algumas substâncias, provocando alergias que afetam garganta, nariz e pulmões. Trata-se de um dos problemas crônicos mais comuns.
As alergias podem ser causadas por picadas de insetos, pólen, mofo, látex, pelos de animais e alimentos, dentre outras coisas.
Asma
A asma é uma doença crônica muito comum durante a infância. Apesar de não ter cura, existem tratamentos eficazes que possibilitam administrar a doença ao longo da vida.
A doença se caracteriza por espasmos pulmonares e pelas crises de falta de ar. Os fatores que levam às crises podem ser os mais diversos: fumo, infecção, poluição, alergias etc.
Outras doenças respiratórias que podemos citar são:
- pneumonia;
- rinite;
- sinusite;
- tuberculose;
- faringite;
- doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);
- fibrose cística.
Quais cuidados evitam essas doenças?
Agora que você conheceu algumas doenças respiratórias, veja quais são os cuidados recomendados para prevenir o aparecimento delas.
Respire ar puro
Ambientes fechados e com ar-condicionado podem ser bastante prejudiciais. Por isso, prefira ambientes arejados e limpos. Se você tem doenças respiratórias com frequência, experimente fazer passeios e atividades físicas ao ar livre.
Evite aglomerações
Evite locais fechados e com muita concentração de pessoas como teatros, igrejas, casas noturnas e cinemas. Esses lugares são propícios para propagar germes e vírus. Basta uma pessoa doente para colocar todas as outras em risco. Se estiver com sintomas de alguma doença respiratória, evite ir a tais locais.
Fuja dos ácaros
Afaste-se de todos os objetos que podem abrigar ácaros. Cortinas, bichos de pelúcia e tapetes são alguns exemplos. Eles são o habitat desses bichinhos que são um perigo para o sistema respiratório.
Outros cuidados indispensáveis para evitar doenças respiratórias são:
- beba bastante água;
- lave sempre as mãos;
- respire sempre pelo nariz;
- tenha uma alimentação saudável;
- mantenha a umidade do ar.
Como é feito o tratamento das doenças respiratórias?
O tratamento vai depender do tipo de doença, sua gravidade e estado do paciente. Geralmente, elas são tratadas com medicamentos como broncodilatadores, antibióticos e corticosteróides.
Em casos mais graves, pode ser necessário o uso de ventilação mecânica, fisioterapia, ventilação líquida, oxigênio e até mesmo cirurgia. Por isso, é tão importante o acompanhamento médico desde o início da doença.
Somente o médico é capaz de dar o diagnóstico correto e indicar a medicação e outras terapias eficazes para controlar ou curar a doença.
Gostou deste post sobre doenças respiratórias? Você ou alguém da sua família tem alguma? Então deixe um comentário neste texto e compartilhe sua experiência com a gente!