Saúde na terceira idade: 5 cuidados para amadurecer saudável

saúde na terceira idade

O envelhecimento saudável é algo que a maioria de nós busca. Só que não basta cruzar os dedos e contar com a genética, certo? O cuidado que tomamos a partir de nossos hábitos e comportamentos é fator decisivo para ter saúde na terceira idade — e costuma ser mais simples do que imaginamos!

Quer descobrir o que fazer para amadurecer prevenindo doenças? Continue a leitura e descubra!

Prevenção da saúde na terceira idade

Velhice não é sinônimo de doença. A questão é que estamos tão acostumados a associar essas condições que achamos ser impossível garantir a saúde na terceira idade. Na verdade, com os cuidados certos e exames e consultas de rotina, é possível permanecer saudável com o passar dos anos.

A prevenção se dá em três diferentes níveis:

Prevenção primária

Composta pelo que fazemos para eliminar causas e fatores de risco. Por exemplo: investir na alimentação para aumentar a imunidade e, assim, diminuir as chances de ficar doente.

Prevenção secundária

Detecção de questões de saúde em estágio inicial, como ter a sensação de perda auditiva e procurar uma clínica popular o mais rápido possível para saber se você precisa usar aparelhos auditivos.

Prevenção terciária

Visam a redução dos prejuízos causados por doenças ou condições já existentes, incluindo a reabilitação. Se o paciente é hipertenso, por exemplo, procurar uma rotina de exercícios específica para ajudar no tratamento da pressão alta.

Listamos abaixo alguns cuidados gerais para promover a sua saúde para o futuro:

5 cuidados para amadurecer saudável

1. Vacinação

Essa é uma medida preventiva que muitos pensam ser apenas para crianças. Na verdade, elas devem ser administradas nas diversas fases da nossa vida.

Para garantir a saúde na terceira idade são recomendadas as vacinas contra Gripe (Influenza) — de manutenção anual —, contra Pneumonia (Pneumococo) — uma dose + um reforço cinco anos depois — e contra Difteria e Tétano (Dupla Adulto — dT) — uma dose + um reforço a cada dez anos.

2. Prevenção de acidentes domésticos

Pequenos cuidados que evitam acidentes dentro de casa também são uma forma de promover a saúde.

Ilumine trajetos como escadas ou o jardim. Se a questão é garantir o equilíbrio, não deixe de instalar corrimões em pontos estratégicos. Adesivos antiderrapantes são uma ótima saída para colocar embaixo do tapete do banheiro.

Prevenir acidentes não é sinal de fraqueza, mas de prudência e amor próprio.

3. Prática de atividades físicas

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a partir dos 65 anos, o recomendável é a prática semanal de 150 minutos de atividade moderada — ou 75 minutos de intensa.

Na prática, isso significa dedicar-se aos serviços domésticos, esportes, jogos ou exercícios. O melhor é que a prática seja diária e, é lógico, esteja de acordo com as suas capacidades e limitações.

4. Não utilização de medicamentos continuamente, sem orientação

Muita gente acha que medicamentos sem tarja (ou feitos a partir de plantas medicinais) não são perigosos. Porém, quando o uso é recorrente é preciso cuidado. Além de mascarar questões de saúde, eles também podem causar problemas.

Se aquela dor de cabeça não para, em vez de continuar investindo no paracetamol, procure o médico. Às vezes a solução é mais simples do que se imagina, como a revisão do grau dos óculos.

5. Adoção de hábitos alimentares saudáveis

alimentação pode ser sua melhor amiga. Você não precisa embarcar em dietas radicais ou cortar por completo os doces e frituras. A questão é encontrar um equilíbrio, incluindo uma variedade de vegetais, frutas, proteínas e fibras.

Voltando ao tópico anterior, às vezes o excesso de uma substância no organismo (sal ou açúcar, por exemplo) também pode ser a causa daquele desconforto que não passa.

Esperamos que você possa aproveitar as nossas dicas de cuidados com a saúde na terceira idade. Para ter acesso a outros materiais que vão ajudar você e sua família a ter mais qualidade de vida, não deixe de assinar a nossa newsletter!

Postado em 31/08/2017.

Se preferir, agende por Telefone ou Whatsapp: (11) 96924-5563 11 4800-3777


menu agende Agende um exame ou consulta Resultado de Exame