Mais um ano começa, e uma das principais resoluções de muitas pessoas é cuidar mais da saúde. Para isso, elas procuram ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos e, é claro, fazer check-up de exames regularmente.
O check-up deve estar sempre incluso na lista de afazeres para se tornar uma pessoa mais saudável. Por meio dele, é possível diagnosticar precocemente doenças antes mesmo dos sintomas aparecerem, facilitando o tratamento e as chances de cura.
Neste post, vamos falar sobre a importância de fazer check-up e mostrar quais são os exames mais solicitados pelos médicos. Continue a leitura e tire suas dúvidas!
O que é o check-up?
Trata-se de uma bateria de exames feita com o objetivo de verificar se está tudo bem com o corpo ou se há alguma alteração preocupante. Os exames, que são solicitados pelo médico, variam de acordo com a idade, sexo, histórico clínico e familiar do paciente.
A maioria dos exames pode ser feita a partir da coleta de sangue (como o hemograma), de outros fluídos corporais (como o Papanicolau), de urina (como o EAS), de imagens (como o ultrassom) ou por meio de testes para medir a capacidade física (como teste ergométrico).
Qual é a sua importância?
Os exames ajudam a identificar ou acompanhar possíveis doenças, além de detectar modificações no organismo que podem levar a outros problemas de saúde mais sérios. Por isso, fazer check-up regularmente é importante para descobrir doenças já existentes em estágio inicial, fazendo com que o tratamento seja mais eficaz, bem como prevenir as enfermidades mais graves causadas por alguma alteração no corpo — como o colesterol alto, por exemplo, que pode levar ao infarto.
Quais os exames são feitos?
Existe uma infinidade de exames que são pedidos pelo médico segundo o perfil do paciente. Contudo, alguns são solicitados com mais frequência. A seguir, vamos falar sobre eles e para que servem:
Hemograma completo
Analisa os componentes do sangue como os glóbulos vermelhos e os brancos. Com ele, é possível detectar anemia, presença de inflamação e infecção, baixa de imunidade e outros.
Glicose de jejum
Serve para saber o nível de glicose sanguínea e, assim, prevenir e monitorar diabetes e hipoglicemia.
Lipidograma
Apresenta o perfil de gorduras presentes no sangue, como o colesterol (bom, ruim e total) e os triglicerídeos. É fundamental para a prevenção de doenças do coração e AVC (acidente vascular cerebral).
EAS (Elementos Anormais do Sedimento)
É feito a partir da urina e acusa a presença de glicose, proteínas, cetonas, sangue e outros elementos que não devem estar na urina normal. Dessa forma, o médico consegue analisar a saúde dos rins.
Mamografia
É um exame de imagem que deve ser feito em mulheres a partir dos 40 anos para assegurar a saúde das mamas e prevenir o câncer detectando essa doença em estágios iniciais.
Exame de fezes
Por meio dele, o médico consegue avaliar a função digestiva do paciente e também a presença de ovos e parasitas.
Ultrassom abdominal
Com um aparelho específico, é possível visualizar claramente o interior do abdômen e averiguar se há algo de errado com os órgãos, como pedra na vesícula, nos rins ou até mesmo tumores.
Eletrocardiograma
Por meio de eletrodos fixados na pele, é feito um gráfico com as atividades do coração para saber se ele está funcionando corretamente.
Como fazer um check-up?
Deve-se procurar um clínico geral, que solicitará os exames conforme o necessário. É imprescindível fazer check-up com mais frequência a partir dos 40 anos devido ao aumento das chances de ter mais problemas de saúde, assim como as pessoas que já têm alguma doença ou histórico familiar.
Gostou desse post e quer manter os cuidados com a saúde sempre em dia? Entre em contato conosco e agende sua consulta agora mesmo!