“Com saúde não se brinca”. Essa famosa frase, que prevalece na vida das pessoas, reflete bem a necessidade de se cuidar e não deixar para depois alguns exames da saúde da mulher.
Os exames preventivos devem ser prioridade na vida das pessoas. As mulheres, em especial, precisam ficar atentas a algumas doenças que são comuns a elas, como as de caráter hormonal e ginecológico.
Mas afinal, quais são os exames que toda mulher deve fazer para levar uma vida tranquila e saudável? Continue a leitura e confira 5 exames indispensáveis que você precisa fazer para prevenir a saúde da mulher!
1. Mamografia
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), as mortes por câncer aumentaram 31% nos últimos 15 anos no país. O câncer de mama causou 18 mil mortes em 2015, ocupando o terceiro lugar no ranking.
Com ajuda da mamografia, acompanhada de exames clínicos realizados pelo médico, o câncer de mama pode ser facilmente identificado.
Tal exame consiste em uma radiografia das mamas sem o uso de contraste e pode ter caráter mais específico (bilateral, superficial) ou mais geral. É recomendado para mulheres acima dos 40 anos, ou com mais de 30 anos se apresentar histórico familiar da doença.
2. Papanicolau
Outro exame bastante famoso e indispensável para as mulheres é o Papanicolau (Colpocitologia Oncótica), usado para diagnóstico de infecções vaginais e do câncer de colo de útero, que pode ser causado pelo vírus HPV. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), apenas no ano passado, 2016, foram cerca de 16 mil novos casos.
O Papanicolau deve ser realizado todo ano em mulheres entre 25 e 65 anos, preferencialmente nos dias em que não há menstruação. O exame é bem simples e consiste na coleta de material vaginal por meio de raspagem, sendo extremamente seguro, eficaz e indolor.
Costuma ser pedido junto ao ultrassom pélvico transvaginal, quando existem outras doenças ginecológicas associadas.
3. Colesterol total e frações
Alguns exames não estão restritos a uma faixa etária, mas devem ser realizados durante toda a vida. É o caso do exame de colesterol total e frações. A coleta de sangue que mede os níveis de colesterol bom (HDL) e colesterol ruim (LDL), além de verificar o total percentual de gordura no sangue.
Com o aumento da idade, os níveis de gordura tendem a se elevar e, se não controlados, algumas doenças de caráter cardiovascular podem aparecer. Felizmente, com uma alimentação balanceada e combinada a exercícios físicos, os níveis de colesterol podem ser facilmente equilibrados, evitando contratempos piores.
4. Testes de análise hormonal
Com a idade mais avançada alguns problemas podem se tornar mais comuns que outros. Afinal, o nosso organismo pode se desgastar com o passar do tempo.
É o caso dos hormônios que, ao ficarem desregulados, podem provocar o aparecimento de doenças na tireoide ou então o famoso climatério.
Os testes de análise hormonal são feitos a partir de exames de sangue e são sugeridos após os 40 anos. São úteis no diagnóstico de doenças que estão associadas à diminuição dos níveis de progesterona e estrogênio. Já os hormônios TSH, T3 e T4 são ligados ao hipotireoidismo, hipertireoidismo e a tumores de tireoide.
5. Densitometria óssea
Associado aos problemas da menopausa e desníveis hormonais, a osteoporose é uma doença que atinge grande parcela da população feminina mundial. A patologia ocorre por conta do desequilíbrio da atividade das células ósseas, devido à perda de cálcio e consequente desgaste do osso.
A doença acomete mulheres com 50 anos ou mais e pode ser diagnosticada com ajuda da densitometria óssea, exame simples que consegue avaliar o sistema ósseo sem a necessidade de um raio-x.
Os exames preventivos são indispensáveis para a manutenção de uma boa qualidade de vida e devem ser levados a sério, para que problemas futuros não apareçam. Visite regularmente seu médico para a realização dos procedimentos e fique com a saúde em dia!
Nosso texto sobre exames da saúde da mulher ajudou você? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas sobre esse e outros assuntos!