Banner Amil

Conheça 5 sintomas da tuberculose

A tuberculose é a doença causada por uma bactéria conhecida como bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis) e que, por muitos anos, foi uma das principais causas de mortes no mundo. Com o tempo, devido às ações de combate a ela, a doença foi controlada e o número de casos se estabilizou. Ainda assim, é importante conhecer os sintomas da tuberculose.

Neste post, trazemos algumas informações sobre a doença e ainda 5 sintomas para você se precaver. Continue a leitura!

O que é a tuberculose?

Trata-se de uma doença respiratória contagiosa bastante conhecida no mundo inteiro, que afeta principalmente os pulmões, mas pode atingir outros órgãos também, como intestinos, pele, rins, ossos, ovários e as membranas que envolvem o cérebro — as meninges.

Além da bactéria Mycobacterium tuberculosis, outras também podem causar a tuberculose, como é o caso da africanum, Mycobacterium bovis e microti. A transmissão é feita pelo ar, por meio de gotículas expelidas pela fala, tosse ou pelo espirro. Inclusive, vale lembrar que a doença não é transmitida por objetos compartilhados, como toalhas, copos, talheres e outros.

Apesar de a tuberculose pulmonar ser a mais conhecida, a doença pode se apresentar de outras formas. Os tipos conhecidos são:

  • tuberculose pulmonar: o bacilo acomete os pulmões;
  • tuberculose miliar: a bactéria entra na corrente sanguínea, atingindo todos os órgãos;
  • tuberculose óssea: o bacilo penetra e se desenvolve no sistema ósseo;
  • tuberculose pleural: neste caso, o bacilo de Koch atinge a pleura, que é membrana que reveste os pulmões;
  • tuberculose ganglionar: causada pela entrada da bactéria no sistema linfático.  

Vale ressaltar que a tuberculose ganglionar não é contagiosa e pode ser tratada e curada com o uso de antibióticos.

Segundo dados do Ministério da Saúde, nos últimos dez anos houve uma redução de 22,8% na incidência de casos novos no Brasil. A taxa de mortalidade pela doença também diminuiu 20,7%.

Quais são os sintomas da tuberculose?

Ao ser infectada, a pessoa pode desenvolver ou não os sintomas da doença. Isso vai depender das condições do sistema imunológico de cada indivíduo. Esse fato explica por que apenas 10% dos pacientes desenvolvem os sintomas.

A seguir, conheça alguns sinais típicos de tuberculose:

1.  Febre

Também conhecida como febre vespertina, esse é um dos sintomas mais comuns da doença. Em geral, essa febre é alta, podendo passar dos 38 °C, e costuma aparecer diariamente, apenas no final do dia.

2. Suor noturno

Também muito usuais nos casos de tuberculose, os suores noturnos costumam ocorrer mesmo quando a pessoa não apresenta febre. 

3. Falta de ar

Presente principalmente nos casos de tuberculose pulmonar, a falta de ar seguida de cansaço ocorre quando há maior acometimento do pulmão, ou seja, em fases mais avançadas. Já no início da infecção, a falta de ar ocorre apenas quando a pessoa faz algum esforço físico.

4. Tosse

Trata-se de uma tosse crônica e que pode durar até semanas. Também é mais frequente na tuberculose pulmonar e caracteriza-se por uma tosse seca que se agrava ao longo dos dias. O quadro pode evoluir para expectoração amarelo-esverdeada.

5. Expectoração com sangue

Com o agravamento do quadro, a secreção purulenta pode evoluir para uma expectoração com sangue — hemoptise. Esse também é um sinal típico da tuberculose em fases mais críticas. 

Agora que você conheceu os sintomas da tuberculose, já sabe quando é necessário buscar atendimento médico.

Para intensificar os cuidados com a sua saúde, conheça agora 3 motivos para começar o ano fazendo um check-up médico e mantenha uma rotina cada vez mais saudável!

Postado em 09/07/2018.

Se preferir, agende por Telefone ou Whatsapp: 11 99352-2559 11 4800-3777


menu agende Agende um exame ou consulta Resultado de Exame