Os principais objetivos de um check-up médico são diagnosticar possíveis doenças e encontrar sinais que denunciam hábitos prejudiciais à saúde — o que pode comprometer o paciente futuramente.
Para isso, o médico especialista solicitará uma série de exames que servem para analisar como anda o seu organismo.
No post de hoje, você entenderá por que é tão importante começar o ano fazendo um check-up médico. Vamos lá?
1. Prevenção
Grande parte dos exames em um check-up é solicitada para monitorar a sua saúde e prevenir um conjunto de doenças. Por isso é tão importante mantê-los em dia e realizá-los com periodicidade. Aqui, alguns exemplos são:
Mamografia
Exame realizado anualmente por mulheres acima dos 40 anos para verificar possíveis alterações nas mamas.
Papanicolau
O Papanicolau é feito em mulheres a partir da primeira relação sexual e serve para a prevenção do câncer do colo uterino.
Hemograma completo
Conhecido como exame de sangue, verifica as células vermelhas e brancas do paciente, apontando o estado do sistema imune, infecções e possíveis complicações.
Teste ergométrico e eletrocardiograma
Pedidos a partir dos 20 anos, apuram as condições cardiovasculares e previnem complicações cardíacas no paciente.
Ecocardiograma
Também é voltado para a saúde do coração. A diferença, porém, é que esse exame é solicitado após os 40 anos.
Exames oftalmológicos
Comum após os 30 anos, têm como finalidade investigar a saúde dos olhos. Ajudam na prevenção do glaucoma e outras doenças dos olhos.
Os exames do check-up médico também possuem a capacidade de rastrear precocemente problemas como:
- Infarto;
- AVC;
- diabetes;
- hipotireoidismo;
- osteoporose;
- câncer de intestino;
- câncer de pele;
- hepatites crônicas;
- HIV.
Além disso, realizar tais exames garante sua qualidade de vida já que, com apenas algumas mudanças de hábitos recomendadas pelo médico, você poderá evitar essas e outras doenças.
Vale lembrar que os exames pedidos dependerão do histórico do paciente, bem como de suas características, idade e sexo.
2. Doenças silenciosas
Algumas pessoas podem ser portadoras de certas doenças e nem se darem conta, já que existem enfermidades que não geram sintomas ou quaisquer suspeitas.
O check-up tem como objetivo, também, identificar essas doenças quanto antes. Trata-se do caso dos tumores no intestino e na próstata, por exemplo. Para verificar a saúde desses órgãos, o médico solicitará uma colonoscopia, no caso do primeiro, e um exame que mede os níveis de PSA, no caso do segundo.
3. Tratamento precoce
Você já deve ter ouvido a famosa frase: “quanto mais cedo descobrirmos a doença, melhor”. Saiba que isso é mesmo verdade. Quando o diagnóstico é feito precocemente o tratamento tende a apresentar melhores resultados e maiores chances de cura, dependendo do caso.
Isso significa que algumas doenças que poderiam ser fatais conseguem ser tratadas como crônicas, permitindo que o paciente viva mais e de forma melhor.
Agora que você conferiu quais sãos os benefícios de realizar um check-up médico, marque uma consulta com um profissional de sua confiança para realizar todos os exames e começar a cuidar da sua saúde quanto antes.
E aí, gostou do nosso post? Assine agora mesmo a nossa newsletter e fique por dentro de mais conteúdos como este!