Banner Amil

A importância da atividade física na terceira idade e 4 dicas para fazer

Com o avanço da idade, o nosso corpo muda. É comum sentir dores, desmotivação, dificuldade de realizar movimentos, entre outros problemas. E é aí que a atividade física na terceira idade pode ajudar.

De início, essa pode não parecer uma boa ideia (é normal sentir receio de que o corpo não aguente fazer exercícios nessa idade). No entanto, não é preciso ter medo. O importante é saber como fazer exercícios de maneira adequada.

As atividades devem ser introduzidas com calma e repeitando o ritmo particular de cada pessoa. Com algum tempo de prática, é possível perceber muitos benefícios, como maior disposição e autoestima, melhora na qualidade de vida e prevenção de doenças (colesterol, obesidade, diabetes, osteoporose etc.).

Agora que você já entende que é possível se exercitar e compreende alguns benefícios dessa prática, quer saber quais são as atividades físicas mais recomendadas para a terceira idade? Veja abaixo!

1. Pilates

O pilates é uma atividade bastante completa e que apresenta bastante variação, podendo utilizar diversos aparelhos e ferramentas. Nela, você trabalha musculatura, postura, equilíbrio e flexibilidade.

É possível, até mesmo, fazer exercícios de acordo com algum problema que você tenha, a fim de reduzir incômodos. Devido à qualidade da prática, são diversos os benefícios. Confira alguns deles:

  • melhora da postura;

  • redução de dores nas costas e na lombar;

  • melhor equilíbrio;

  • tonificação dos músculos;

  • promoção da coordenação motora.

2. Hidroginástica

É uma variedade de ginástica praticada dentro da piscina. É uma atividade física aeróbica muito indicada para a terceira idade, pois dentro da água o impacto nas articulações é reduzido, o que permite que o idoso faça movimentos que talvez ele não consiga realizar fora da água.

Melhora do sistema cardiovascular, prevenção de obesidade, maior resistência muscular e flexibilidade, redução de doenças crônicas e relaxamento são alguns dos principais benefícios que a hidroginástica pode trazer.

3. Caminhada

A caminhada é um tipo de atividade bastante indicado devido ao baixo custo e ao seu caráter democrático. O interessante é que você não precisa pagar aulas para fazer caminhada. O único investimento pode ser comprar um tênis adequado para a prática.

É importante iniciar a atividade em um ritmo lento e em uma velocidade que não exceda os limites do seu corpo. Além disso, é essencial realizar a caminhada cerca de três vezes na semana, por aproximadamente meia hora.

Assim, pode-se adquirir benefícios como a prevenção da obesidade, a melhora na circulação sanguínea e a redução de inchaços. Com o tempo, é possível aumentar a velocidade e o tempo da prática.

4. Alongamentos

Os alongamentos são de fácil execução e podem ser feitos em casa. No entanto, inicialmente devem ser orientados por um profissional qualificado para evitar problemas e para que você possa praticá-los corretamente.

É possível fazer alongamentos de forma isolada ou antes de outras atividades. Dessa maneira, você prepara seu corpo para outros exercícios ou para atividades do dia a dia. Com o tempo de prática, deve ocorrer uma melhora na postura, relaxamento do corpo, flexibilidade e ativação da circulação.

A atividade física na terceira idade é um hábito saudável e essencial para manter a qualidade de vida, reduzindo o risco de doenças e melhorando a saúde em geral.

Só não se esqueça de respeitar os limites do seu próprio corpo e de procurar por um profissional qualificado para orientar você na prática dos exercícios.

Gostou do post? Então compartilhe-o já nas redes sociais com seus amigos! 

Postado em 10/08/2018.

Se preferir, agende por Telefone ou Whatsapp: 11 99352-2559 11 4800-3777


menu agende Agende um exame ou consulta Resultado de Exame