Perda de peso: 3 benefícios de procurar um endocrinologista

É comum encontrar pessoas falando sobre uma dieta que viram na internet e de como perderam peso ou tentaram com algum método que prometia ser milagroso. Pode ser que o método realmente tenha funcionado para elas, mas isso não significa que funcionará para todas as pessoas e muito menos que a perda de peso será algo saudável para o corpo.

É extremamente perigoso, por exemplo, parar de comer determinado grupo de alimentos e focar em outras orientações — geralmente encontradas em dietas feitas por quem não é especialista no assunto — porque o corpo tem suas necessidades calóricas e nutricionais que são essenciais para o seu funcionamento. Além disso, muitas vezes ocorre o tão desejado efeito sanfona, quando a pessoa emagrece e volta a engordar.

Portanto, se você deseja emagrecer com saúde para evitar problemas e manter o peso desejado, o ideal é procurar orientação e acompanhamento profissional como um endocrinologista. Entenda seus benefícios a seguir!

1. Prevenção de doenças

Em diversos casos, o aumento ou até a perda de peso podem estar relacionados a hormônios e principalmente à tireoide. Um médico endocrinologista avaliará todos os seus exames laboratoriais a fim de identificar problemas que possam impedir o seu emagrecimento e outros que estejam atrapalhando a sua saúde — como o colesterol alto e hipertensão, por exemplo.

Além do mais, como dito anteriormente, as dietas restritivas podem causar problemas à saúde — como deficiências nutricionais, efeito sanfona, redução do metabolismo, fraqueza e podem até mesmo sobrecarregar alguns órgãos como os rins e fígado. Muitas vezes, elas nem funcionam, pois ao serem muito restritivas, a pessoa não consegue conter acessos de gula.

2. Prescrição de uma dieta correta

É muito comum vermos pessoas falarem de pedir dietas para um nutricionista, no entanto, existem outros profissionais que podem prescrever uma dieta adequada para o seu corpo, necessidades e hábitos — como o endocrinologista.

A prescrição de uma dieta adequada é um importante fator para que a sua perda de peso seja bem-sucedida, seja duradoura e ainda lhe traga saúde. No entanto, não se trata apenas da dieta, mas também de uma reeducação alimentar, pois ela auxilia em uma mudança definitiva de hábitos para conquistar qualidade de vida e um corpo ainda mais bonito.

3. Atendimento personalizado

A importância de ir ao médico, fazer exames e apresentar o seu problema a ele está principalmente em receber um atendimento que é adequado para você. Dessa maneira, a sua dieta pode se adequar às suas necessidades nutricionais e aos eventuais problemas de saúde que você tenha — além do fato de você poder tirar todas as suas dúvidas e, se necessário, fazer alterações naquilo que não funcionou para você.

Sendo assim, nem pense em fazer uma dieta qualquer que viu na internet. Procure já um endocrinologista para auxiliar na perda de peso saudável o quanto antes! Só assim você poderá alcançar seu peso ideal e ainda evitar problemas de saúde.

Gostou das nossas dicas? Então, confira também qual a relação entre a prática de exercícios físicos e prevenção de doenças e conquiste a sua tão desejada boa forma com saúde!

Postado em 02/07/2018.

Se preferir, agende por Telefone ou Whatsapp: (11) 96924-5563 11 4800-3777


menu agende Agende um exame ou consulta Resultado de Exame