Alterações na saúde que exigem mudanças de hábitos alimentares ou de todo o funcionamento do organismo são comuns. Profissionais como endocrinologista e nutricionista são fundamentais nessas ocasiões.
Muitas pessoas ainda confundem as duas profissões que, através de abordagens específicas, se completam na promoção da saúde, qualidade de vida e mesmo nas mudanças estéticas.
Conheça agora quais são as principais diferenças entre elas para escolher o profissional mais adequado ao seu caso!
O médico endocrinologista
Endocrinologista é o médico especialista que trata das alterações dos órgãos que secretam os hormônios no sangue, as chamadas glândulas endócrinas, essenciais para o bom funcionamento corporal.
A endocrinologia busca então o diagnóstico e o tratamento das alterações hormonais com o objetivo de restabelecer o melhor equilíbrio do organismo.
Os hormônios são responsáveis por regular quase todas as funções de nosso organismo — e suas alterações geralmente causam doenças.
Sendo assim, o endocrinologista é o médico mais indicado para tratar as alterações hormonais. Veja alguns exemplos:
- diabetes;
- doenças da tireoide;
- obesidade;
- reposição hormonal feminina ou masculina;
- síndrome dos ovários micropolicísticos;
- osteoporose e osteopenia;
- doenças da hipófise;
- doenças das glândulas suprarrenais;
- doenças das paratireoides;
- acnes;
- infertilidade;
- doenças que afetam o desenvolvimento, como crescimento das mamas nos meninos, puberdade precoce, nanismo, gigantismo, entre outras.
O papel do endocrinologista
A atuação do endocrinologista está relacionada ao acompanhamento do paciente portador das alterações metabólicas citadas, além de outras, geralmente por meio de tratamento medicamentoso, podendo também orientar o paciente quanto à alimentação e hábitos de vida.
É importante saber que somente o médico pode prescrever remédios, inclusive aqueles para emagrecimento.
A prescrição de qualquer medicamento deve ser precedida de exames específicos, a partir dos quais o endocrinologista realiza o diagnóstico clínico.
O nutricionista também está apto para solicitar exames laboratoriais para realizar o diagnóstico nutricional e então proceder com o tratamento.
O nutricionista
Sendo a Nutrição a ciência que estuda a relação entre os alimentos e a manutenção da saúde, o nutricionista é o profissional graduado em nível superior que age nos efeitos nutricionais no organismo, em prol da saúde das pessoas.
O nutricionista então é o profissional apto e autorizado a prescrever planos de reeducação alimentar e dietas.
Áreas de atuação do nutricionista
Além da nutrição clínica, o papel do nutricionista é muito amplo. Alguns exemplos:
- saúde coletiva;
- assessoria nutricional;
- nutrição esportiva;
- gastronomia.
O nutricionista clínico realiza o diagnóstico nutricional, elabora o planejamento alimentar e promove a educação alimentar personalizada para que o indivíduo adquira a prática voluntária e autônoma de hábitos alimentares mais indicados para o seu caso.
Ao contrário do nutricionista hospitalar, o profissional que atua em consultório atende muitos indivíduos saudáveis, que buscam planos alimentares para ganho ou perda de peso, por exemplo.
O nutricionista pode indicar suplementos alimentares e outros produtos relacionados à nutrição e que não exijam a prescrição médica.
As profissões possuem métodos de atuação e restrições próprias, porém as competências do endocrinologista e nutricionista se complementam, com ganhos para os pacientes.
Dependendo das necessidades relacionadas à alimentação — perda e aumento de peso ou disfunções hormonais e doenças metabólicas — o profissional adequado deve ser procurado. Bons profissionais sempre atuam em conjunto e respeitam as atribuições de cada profissão!
O artigo lhe ajudou a saber qual profissional mais se aplica ao seu caso? Você aprendeu a escolher entre endocrinologista e nutricionista? Assine nossa newsletter e conheça mais sobre assuntos de interesse da sua saúde e de sua família!