A endoscopia é muito conhecida por pessoas que apresentam sintomas de problemas digestivos. Por meio dela, o médico faz o diagnóstico de doenças no estômago, esôfago e duodeno. No entanto, num primeiro momento esse exame pode assustar um paciente desavisado.
Neste post, além de saber o que é exame de endoscopia, você vai descobrir para que ele serve, como se preparar e quais riscos pode apresentar. Não deixe de ler!
O que é exame de endoscopia? Para que serve?
Trata-se de um exame feito por meio de um tudo chamado endoscópio. Ele possibilita a observação da primeira parte do intestino — estômago, esôfago e duodeno. Além disso, a endoscopia auxilia no diagnóstico de problemas como gastrite e câncer, já que é possível fazê-la com biópsia.
O procedimento é realizado por um endoscopista, médico com treinamento específico para utilizar o endoscópio e examinar as áreas citadas acima.
Como funciona o exame?
O procedimento é simples e rápido. Ele é feito com o paciente sedado e dura, em média, entre 10 e 30 minutos. A anestesia é aplicada para evitar dor, desconforto e ansiedade. Logo depois, é introduzido o endoscópio na garganta do paciente.
Caracterizado por ser fino e flexível, o tubo possui luzes e lentes próprias que permitem visualizar os órgãos em tempo real por meio de um monitor. É aconselhável que o paciente permaneça em observação por 60 minutos até que os efeitos dos anestésicos desapareçam.
O exame em si não é doloroso, mas é possível que, ao fazer a deglutição, haja incômodo em pacientes mais propensos a vômitos e náuseas e nos mais sensíveis à passagem de tubos pelo cricofaríngeo.
A endoscopia ajuda no diagnóstico de:
- tumores no aparelho digestivo;
- gastrite;
- úlceras;
- esofagite (inflamação no esôfago);
- refluxo;
- contaminações causadas pela H. pylori;
- doença celíaca.
Como se preparar para a endoscopia?
Antes do procedimento, é necessário que o paciente faça um jejum absoluto de 8 horas, sendo que é permitido beber uma pequena quantidade de água 4 horas antes do exame. Além disso, por causa dos efeitos pós-anestesia, ele não pode comparecer sozinho.
Vale destacar que o procedimento não poderá ser realizado se não houver a presença de um acompanhante. Isso acontece devido à sedação, que o impossibilita de dirigir após o exame ou de usar a garupa de uma motocicleta.
Por fim, no momento de marcar a endoscopia o paciente deve informar se utiliza medicamentos, se possui alergias ou qualquer outro problema de saúde.
O exame oferece algum risco?
Ele não possui riscos e as complicações são raras. Normalmente, ocorrem após procedimentos mais demorados, como a retirada de pólipos. O mais comum é que apareçam alergias aos medicamentos usados no procedimento.
Em geral, o paciente não exibe nenhum sinal adverso e se recupera bem. No entanto, se depois do exame ele apresentar sintomas como dores abdominais, febre, fezes escuras e dificuldade para deglutição, deve procurar atendimento médico urgente.
Agora que você sabe o que é exame de endoscopia e para que serve, entre em contato com a Dediq e saiba como agendá-lo!