Por um lado, a superlotação dos serviços públicos de saúde; por outro, os preços absurdos dos convênios médicos. Nesse cenário nada animador, a consulta em clínica médica popular tem se mostrado uma alternativa viável para muitas pessoas.
As clínicas populares oferecem atendimento especializado a valores justos. Consultas e exames agendados, atendimento ágil e de qualidade: uma combinação perfeita para quem não pode esperar para começar o tratamento.
Conheça agora as vantagens que farão com que você marque sua próxima consulta em uma clínica popular. Acompanhe!
Como funcionam as clínicas populares?
As clínicas populares surgiram em 1996 como uma grande inovação. Inicialmente, atendiam à população moradora da periferia, que, até então, tinha que esperar por meses por uma consulta ou exame em um posto de saúde.
Com preços populares e atendimento eficiente, o sucesso foi tanto que, a partir de 2002, essas clínicas passaram a concorrer diretamente com os serviços particulares de saúde. Muitas pessoas largaram seus convênios e migraram para as clínicas populares. E não se arrependem!
A ANS (Agência Nacional de Saúde) calcula que cerca de 2,5 milhões de pessoas deixaram de ser beneficiárias de plano de saúde nos últimos dois anos.
Nessas clínicas, os pacientes encontram diversas especialidades, desde ginecologia até psiquiatria. Também há outros profissionais de saúde, como fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas, sempre com o objetivo de oferecer um atendimento multidisciplinar.
A oferta de exames é bastante completa. Em uma clínica popular, você poderá realizar até mesmo uma tomografia. Tudo para que seu diagnóstico seja rápido e preciso, e seu tratamento eficaz.
A praticidade é outra marca desse serviço. Na maioria das vezes, as consultas e exames podem ser agendados pessoalmente, por telefone, WhatsApp ou pelo site. As clínicas também estão localizadas, geralmente, em pontos estratégicos, de fácil acesso, como perto de uma estação do Metrô.
Como conseguem oferecer atendimento de qualidade a preços baixos?
As clínicas populares se baseiam na administração eficiente de recursos, e isso já começa pela localização. Por estarem em bairros mais populares, o custo de implantação chega a ser 40% inferior ao de uma clínica instalada em um grande centro.
Além disso, os custos operacionais são mais baixos, já que trabalham com uma estrutura enxuta, porém adequada e capaz de atender à população. Com tantas vantagens, a procura é grande e são realizados muitos atendimentos, o que também possibilita valores reduzidos.
O valor da consulta gira em torno de 10% do salário-mínimo, enquanto que na maioria nas clínicas particulares custa cerca de 35% do salário-mínimo, inviável para a maioria da população.
E, apesar dos preços mais baixos, os médicos recebem até 30% mais pelas consultas do que nos planos de saúde, e isso faz com que trabalhem muito mais motivados.
Com tantas vantagens, as clínicas populares cresceram 300% nos últimos cinco anos. Hoje, cerca de 40% das pessoas que procuram o sistema público de saúde e não conseguem atendimento buscam uma clínica popular.
Agora que você já sabe por que deve marcar sua próxima consulta em clínica popular, assine nossa newsletter e fique por dentro de outras dicas de saúde!