Horarios de atendimento Covid-19

Dor de cabeça: quando é a hora de se consultar com um neurologista?

A dor de cabeça é, sem dúvidas, o sintoma mais recorrente e dificilmente você encontrará uma pessoa que não teve ao menos uma vez na vida. Pode surgir sem motivos ou por estresse,  alimentação, entre outras razões. Esses episódios esporádicos, na maioria das vezes, não afetam a saúde.

No entanto, ter dor de cabeça frequentemente é um dos sinais de que pode ser a hora de consultar um neurologista. Além da frequência em que ela aparece, outros sintomas e situações que ocorrem devem ser avaliados por risco de representarem enfermidades mais graves.

Quer saber quando se deve consultar um neurologista por conta das dores de cabeça? Então, acompanhe!

Quais são os sinais de que devo me preocupar com a dor de cabeça?

As dores de cabeça esporádicas são muito comuns e não parecem estar relacionadas a problemas mais graves. Entretanto, alguns sintomas devem ser considerados e podem representar riscos à saúde. Confira:

Frequência das dores

As dores de cabeça deixam de ser episódios isolados e passam a vir com mais frequência. Se o incômodo surgir pelo menos 15 vezes por mês, já é considerada cefaleia crônica.

Dores cada vez mais fortes

Além da frequência, deve-se observar a intensidade: dores fortes e que pioram rapidamente.

Outros sintomas associados

Se a dor de cabeça vier com sintomas como: vômitos, diarreia, tontura, febre, confusão mental, falta de ar, dificuldade na fala, rigidez na nuca, paralisia, fraqueza ou outro sinal neurológico.

Dores condicionadas 

A dor sempre começa em alguma ocasião específica ou atividade, como quando se está tossindo ou praticando exercícios físicos.

Atividades do dia a dia prejudicadas

O incômodo é tão grande que você não consegue realizar as atividades do cotidiano normalmente, prejudicando a sua vida.

Analgésicos comuns sem efeito

Os analgésicos vendidos na farmácia sem receita não dão conta mais da dor, precisando de remédios cada vez mais fortes.

Quais as doenças que podem estar por trás de uma dor de cabeça?

As dores de cabeça podem ser secundárias, ou seja, um sintoma de outra enfermidade, como:

  • doenças que afetam as artérias, veias e circulação do cérebro: aneurisma, acidente vascular cerebral, trombose venosa cerebral, sangramentos no órgão;
  • infecções: podem ser no cérebro, como meningites e abscessos, ou em outras partes do corpo, como nos casos da sinusite e otite;
  • traumas, como pancadas na cabeça ou pescoço;
  • exposição a tóxicos;
  • tumores cerebrais;
  • problemas de visão;
  • alterações metabólicas.

Qual é a hora de consultar um neurologista?

Quando as dores de cabeça se tornarem muito frequentes, muito dolorosas ou, ainda, se forem acompanhadas de qualquer outro sintoma, é o momento de procurar um médico neurologista.

Embora seja um problema comum, as dores de cabeça não devem ser ignoradas e têm que ser monitoradas a fim de evitar complicações maiores e que possam prejudicar a saúde. Vale lembrar que a automedicação é sempre perigosa e que, por isso, deve-se consultar um neurologista para o acompanhamento do seu caso.

Por falar nisso, que tal aproveitar que está por aqui e agendar uma consulta com um dos nossos neurologistas agora mesmo?

Postado em 11/04/2018.

Se preferir, agende por Telefone ou Whatsapp: (11) 96924-5563 11 4800-3777


menu agende Agendar Resultado