Horarios de atendimento Covid-19

Dores de cabeça e problemas de visão: qual a relação?

A visão é um dos nossos mais importantes sentidos. Portanto, é necessário ficar atento para quando o corpo dá sinais de que é preciso parar um pouco para cuidar dela. As dores de cabeça são sintomas bastante comuns de quem tem algum problema nos olhos.

Vale ressaltar que os problemas de visão podem aparecer em qualquer fase da vida. Portanto, contar com a ajuda de um profissional da sua confiança é fundamental para identificar esse tipo de problema.

Quer saber se esse é o seu caso ou de alguém na família? Continue a leitura para descobrir!

Dores de cabeça podem ser sintomas de problemas de visão?

Dores de cabeça constantes, pressão atrás dos olhos, pulsação nas têmporas, batidas atrás da cabeça e sensibilidade à luz (fotofobia). Esses sintomas parecem familiares? Então é muito provável que a raiz do problema esteja na visão.

Um gatilho muito comum para as crises é o esforço visual prolongado. Ele pode ser provocado ao acompanhar o que está escrito na lousa durante a aula (comum nas crianças), ficar muito tempo usando o computador, lendo ou vendo televisão.

Por isso, comece a prestar atenção ao que desencadeia as dores de cabeça. Existem aplicativos para celular que funcionam como um diário e podem ser uma boa ferramenta para ajudar a traçar o perfil.

Quais os diferentes problemas de visão que podem causar dores de cabeça?

Os incômodos causados pelos problemas de visão podem ser divididos em dois grandes grupos, alterações orgânicas e esforço visual. Falamos sobre cada um deles abaixo. Acompanhe!

Alterações orgânicas

Nossos olhos são muito sensíveis. Por isso, qualquer distensão, deslocamento ou inflamação na área ocular pode levar a dores de cabeça contínuas. Apenas um corpo estranho (um cílio ou poeira) desencadeiam uma forte crise.

Esforço visual

Quando fazemos um grande esforço físico sem preparação, é normal ficarmos doloridos, certo? O mesmo ocorre com os nossos olhos. Se você trabalha em frente ao computador e sente dores durante a semana — que passam nos fins de semana —, é provável que exista algum problema na visão.

Nesse grupo está a maioria daqueles problemas que muitos conhecem e que requerem o uso de óculos, como miopia (dificuldade em ver o que está longe), hipermetropia (o oposto da miopia), astigmatismo (visão desfocada) e presbiopia (a famosa “vista cansada”, que afeta algumas pessoas depois do 40 anos).

As dores de cabeça por esforço também podem estar ligadas à catarata, quando o cristalino — a lente do olho — fica opaco.  O estrabismo, desalinhamento dos olhos, que não conseguem focar o mesmo ponto ao mesmo tempo, também leva ao desconforto visual.

Quando procurar um oftalmologista?

Qualquer dor, quando demora a ser diagnosticada, causa uma série de desconfortos e perda de qualidade de vida. Portanto, em vez de apenas depender dos analgésicos e se automedicar, procure o médico oftalmologista para um tratamento eficaz.

Ele vai oferecer um diagnóstico correto e analisar, junto a você, as possíveis soluções para a resolução do seu problema.

Pare de colocar o seu bem-estar em segundo plano. Preste atenção na sua saúde, anote os sintomas e marque o mais rápido possível uma consulta para estar livre das dores de cabeça!

Ainda ficou com dúvidas sobre os sintomas de problemas de visão? Conheça agora as doenças relacionadas à vista embaçada!

 

Postado em 21/02/2018.

Se preferir, agende por Telefone ou Whatsapp: (11) 96924-5563 11 4800-3777


menu agende Agendar Resultado