Horarios de atendimento Covid-19

Problema de visão pode ser uma das causas da dor de cabeça?

Você já se perguntou quais podem ser as causas da dor de cabeça? Pessoas de todo o mundo sofrem com ela. Geralmente acompanhadas de outros sintomas, as cefaleias causam grande desconforto e podem estar associadas a diversos fatores.

Como exemplo, pode-se citar os problemas de visão, muito comuns na sociedade contemporânea, mas pouco difundidos como possíveis responsáveis pelas queixas de dor ao redor dos olhos, na fronte, nas têmporas e mesmo no topo do crânio.

Neste texto, revelaremos como os problemas de visão podem representar uma das causas da dor de cabeça, atentando para a identificação dos sintomas e outros sinais que possam indicar essa relação. Confira!

Preste atenção aos sintomas

Um dos primeiros passos a serem tomados ao observar os sintomas é identificar quando eles aparecem. Dores de cabeça que surgem logo ao amanhecer não são um sinal que indica problemas de visão, mas sim uma origem de caráter possivelmente neurológico.

As dores de cabeça que são causadas por problemas de visão aparecem, geralmente, ao final do dia, depois de uma tarefa que exija esforço visual (costurar, jogar video game, ler etc) ou, então, quando a pessoa fica muito tempo exposta à luz intensa.

Essas dores se manifestam nas têmporas, ao redor das órbitas oculares, na região frontal e por vezes no topo da cabeça. Costumam ser insistentes e vêm acompanhadas de outros sintomas, como fotofobia (incômodo causado pela luz), fenômenos óticos (brilhos e feixes em “zigue-zague”), vista cansada, vermelhidão nos olhos e tonturas.

Identifique as possíveis causas para o problema

As origens oftalmológicas para as dores de cabeça atualmente são divididas em duas classificações: provocadas por transtornos orgânicos ou por esforços visuais.

Dores provocadas por transtornos orgânicos

As cefaleias provocadas por transtornos orgânicos possuem relação com algum episódio de trauma na região ocular — choques mecânicos, exposições a substâncias nocivas ou qualquer outro tipo de lesão que causou alterações e inflamações nas estruturas oculares.

A dor ocorre porque as camadas externas do globo oculares são extremamente sensíveis, como a córnea e a conjuntiva, podendo gerar desconforto em regiões adjacentes na cabeça do indivíduo.

Dores provocadas por esforços visuais

Já as dores de cabeça causadas por esforços visuais possuem forte relação com doenças de efeito de refração, como hipermetropia, estrabismo, astigmatismo e anomalias de convergência, e se manifestam quando exigimos maior trabalho e eficiência do nosso globo ocular para enxergar.

Essa exigência está intrinsecamente relacionada ao trabalho da córnea e do músculo intraciliar. A córnea funciona como uma lente natural que se deforma para que possamos ajustar o nosso foco de visão. Essa deformação ocorre graças ao trabalho do músculo intraciliar, sendo essencial para a plasticidade ocular.

Quando possuímos algum tipo de doença oftalmológica, mesmo que mínima, o nosso cérebro manda sinais para que nossa visão se adapte para compensar o problema, que pode ser vista embaçada, em caso de astigmatismo, dificuldade para enxergar longe, como na hipermetropia, ou vista desconjunta, como no estrabismo. Essa adaptação exige muito esforço e inflama o músculo intraciliar (astenopia), provocando fortes dores de cabeça.

Busque tratamento especializado

Independentemente da causa oftalmológica que provoque as dores de cabeça, é imprescindível que o indivíduo procure auxílio do médico especializado assim que os sintomas aparecerem, realizando um tratamento para amenizar o problema.

Esse médico é o oftalmologista e ele será responsável por diagnosticar e avaliar sua situação para que os cuidados sejam tomados. Para tanto, exames oculares serão efetuados para identificação de algum trauma ou anomalia.

Os traumas, quando reversíveis, podem ser curados por meio de medicamentos, repouso ou por procedimentos cirúrgicos. Já as anomalias e doenças oculares poderão ser tratadas com o uso de óculos ou lentes corretivas adaptadas para cada caso, além de operações, caso necessário. 

Corrigindo a origem do problema, as estruturas oculares funcionarão sem dificuldade e as dores de cabeça, eventualmente, desaparecerão.

Embora associadas a diversos fatores, as dores de cabeça são muitas vezes causadas por problemas de visão, passando despercebidas pelos pacientes por muitos anos até descobrirem a origem do problema. Por isso, é essencial a visita regular ao seu médico oftalmologista!

Se você gostou do nosso texto sobre as possíveis causas da dor de cabeça, não deixe de nos seguir no Facebook e ficar sempre por dentro das novidades!

Postado em 02/02/2018.

Se preferir, agende por Telefone ou Whatsapp: (11) 96924-5563 11 4800-3777


menu agende Agendar Resultado