Saiba mais sobre o Centro de Valorização da Vida do Ministério da Saúde

Você já ouviu falar do Centro de Valorização da Vida (CVV)? Ele foi criado com base na amplitude do número de suicídios, visto que esse é um problema recorrente em todas as idades e culturas e que, mesmo sendo frequente, continua sendo um tabu em nossa sociedade.

As estatísticas sobre suicídios são alarmantes. Segundo uma pesquisa da Unicamp, 17% dos brasileiros já consideraram tirar a própria vida, enquanto 4,8% chegaram a criar um plano para isso. No mundo todo, ocorre 1 suicídio a cada 40 segundos e chega a ser a segunda maior causa de morte entre jovens.

Quer saber um pouco mais sobre o CVV, como ele funciona e muito mais? Continue acompanhando a leitura para conferir!

O que é Centro de Valorização da Vida?

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma associação filantrópica e sem fins lucrativos. Foi criado em 1962, em São Paulo, pelo Ministério da Saúde e tem como principal função oferecer um serviço gratuito e voluntário, atuando na prevenção de suicídios e dando apoio emocional a qualquer pessoa que necessite conversar com alguém.

O CVV é bastante procurado pelas pessoas devido ao anonimato e sigilo absoluto, pois isso faz com que elas se sintam muito mais confortáveis para compartilhar coisas de seus cotidianos.

Para o atendimento, são utilizados serviços de pessoas que desejam ter a oportunidade de ajudar outros. Os voluntários são capacitados para atender adequadamente a quem precisa, visto o nível de vulnerabilidade dos que visitam a página da associação.

Atualmente, o CVV atende em todos os estados através do número 188, exceto pela Bahia, Paraná, Pará e Maranhão, onde o número é 141. Além disso, as ligações já passaram a ser totalmente gratuitas a fim de atender a todos.

Qual a amplitude do atendimento do CVV?

Em 2017, foram cerca de 2 milhões de chamadas durante o ano todo e uma média de 2,5 mil atendimentos por dia, até o mês de maio. No entanto, os atendimentos em geral chegaram a 9.269 após o lançamento de 13 Reasons Why, uma série da Netflix que trata a respeito de assuntos, como suicídio, bullying e abuso sexual na adolescência.

Isso mostra a amplitude do problema e a necessidade que muitas pessoas de todas as faixas etárias têm de se abrir com alguém, seja para procurar um atendimento urgente ou apenas para ter alguém com quem conversar após um dia de estresse e problemas.

Como entrar em contato?

Centro de Valorização da Vida disponibiliza seus serviços por meio de canais, como chat, telefone e e-mail, além do atendimento presencial em algumas cidades. Se desejar conversar com alguém, é só entrar em contato com um dos voluntários pela página do CVV, escolhendo a opção mais adequada para você.

O contato deve ser realizado caso você sinta vontade ou necessidade de falar a respeito de algum problema ou acontecimento, mesmo que você não tenha certeza da gravidade da situação.

Sendo assim, o Centro de Valorização da Vida é essencial, pois permite que pessoas de todo o Brasil tenham acesso ao contato com uma pessoa qualificada para ouvir e ajudar. Caso precise, não hesite em procurar por ajuda do CVV ou de um psicólogo. Além disso, ajude a falar abertamente sobre o assunto para acabar com o tabu que infelizmente ainda existe.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o Centro de Valorização da Vida? Então, confira também dicas de como diferenciar tristeza comum de depressão!  

Postado em 08/08/2018.

Se preferir, agende por Telefone ou Whatsapp: (11) 96924-5563 11 4800-3777


menu agende Agende um exame ou consulta Resultado de Exame