Saiba quando o teste é pedido, como e por quem é realizado e quais doenças ele detecta
Cerca de 25% da população brasileira sofre ou já sofreu com problemas estomacais. Dores de estômago, desconforto na área abdominal superior, queimação, refluxo e azia são sintomas que atingem homens e mulheres e são as causas de um grande número de consultas médicas.
Em alguns casos, esses problemas podem estar relacionados à má alimentação. Porém, eles também podem ser sinais de doenças como a gastrite, alguns tipos de inflamações ou até mesmo outras mais graves, como úlceras ou tumores.
Para identificar essas doenças, além de uma boa avaliação com gastroenterologista, pode ser necessária a realização da endoscopia digestiva alta. Esse exame analisa a mucosa do esôfago, estômago e da primeira parte do intestino delgado por meio de uma microcâmera acoplada á um tubo, chamado endoscópio. Em sua ponta, ele traz um chip que captura imagens do sistema digestivo.
Se você quer saber mais sobre o exame de endoscopia, confira abaixo algumas informações e esclareça suas dúvidas:
Quando o exame é solicitado?
O exame deve ser solicitado pelo médico após avaliação das queixas apresentadas pelo paciente. As queixas mais comuns são azia; náuseas persistentes; vômito com sangue; fezes negras; problemas de deglutição; sentir-se satisfeito rapidamente ou após comer menos do que de costume; anemia; perda de peso sem causa aparente; dor ou desconforto na parte superior do abdômen.
Também há outras ocasiões em que o especialista pode solicitar a endoscopia, como por exemplo, no caso de cirrose no fígado ou doença de Crohn, para acompanhamento de rotina. Além disso, o teste ainda é utilizado para detectar a presença da Helicobacter pylori, bactéria responsável pelas úlceras e inflamações do estômago.
Como funciona a endoscopia?
Primeiramente, o médico aplica no paciente um sedativo intravenoso ou uma anestesia local na garganta. Quando os sedativos fazem efeito, o endoscópio é inserido pela boca, passando pelo esôfago, estômago e duodeno. Então, o chip captura as imagens, que são enviadas para uma máquina processadora que as exibe em uma tela em tempo real. Se for preciso, as biópsias são retiradas para análises anatomopatológicas.
Quem são os especialistas que realizam o exame?
O gastroenterologista é o médico habilitado para realizar o exame. É preferível que o especialista possua título em Endoscopia ou certificado de área de atuação em Endoscopia Digestiva.
O paciente que vai fazer endoscopia precisa estar acompanhado?
Sim, pois a sedação impedirá o paciente de se locomover sozinho, dirigir automóveis ou discernir determinadas atitudes. Pacientes menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável.
Quais são os cuidados que devem ser tomados no dia anterior ao exame?
É necessário estar de jejum absoluto antes do exame – o paciente deverá seguir rigorosamente a recomendação de preparo do seu médico para a realização do exame. Em casos específicos, o médico pode orientar o paciente a interromper o uso de medicamentos alguns dias antes do exame.
Após realizar a endoscopia, é possível realizar outras atividades normalmente?
Não, devido à sedação, que impede que paciente realize qualquer atividade que exija concentração, como trabalhar ou dirigir. É recomendado que ele fique em repouso, até o efeito do sedativo cessar completamente.
O exame pode detectar quais doenças?
A endoscopia digestiva alta pode indicar: doença celíaca, esofagite, gastrite, doença do refluxo gastroesofágico, estreitamento do esôfago, tumores e câncer no esôfago, estômago ou duodeno, úlceras gástricas e úlceras duodenais. Além disso, o exame também pode detectar a Helicobacter pylori, bactéria causadora de vários problemas estomacais.
Há alguma contraindicação?
Pacientes com problemas cardíacos, respiratórios ou neurológicos, e pessoas com alergia a medicações, devem avisar o médico sobre sua condição antes de agendar o exame, pois alguns cuidados serão necessários. As gestantes que estiverem no primeiro trimestre de gravidez também terão que tomar cuidados especiais.
Sente alguns dos sintomas digestivos apresentados?