Horarios de atendimento Covid-19

Como saber se tenho pressão alta? Conheça os principais exames

Algum dia você já deve ter se perguntado: como saber se tenho pressão alta? A resposta é dada de forma prática: a partir de uma série de exames que podem constatar esse mal (que atinge 25% da população brasileira, de acordo com dados do Ministério da Saúde).

Para você que ainda não conhece as formas de diagnosticar a doença, este artigo vai ser uma boa ajuda. Confira, abaixo, os principais sintomas e quais exames são necessários para desvendar o problema!

Sintomas da pressão alta

Os problemas relacionados ao coração e ao funcionamento correto das artérias são, na maioria das vezes, evitáveis. Isso porque, para prevenir que uma hipertensão se transforme em um derrame ou ataque cardíaco, basta que o paciente faça o uso correto dos medicamentos e visite regularmente o cardiologista.

Porém, mesmo que você não tenha o costume de ir ao médico, é preciso ficar atento a alguns sintomas. São eles:

  • cansaço;
  • tonturas;
  • mancha de sangue nos olhos;
  • bochechas roseadas;
  • muita sonolência;
  • dores de cabeça fortes e constantes.

Ao sentir alguns ou todos esses sinais, a dica é medir a pressão rapidamente e ir a um médico especialista ou plantão de atendimento hospitalar. Você vai ser medicado e, após isso, enviado para fazer uma série de exames que poderão identificar o problema.

Exames que detectam a doença

Veja, a seguir, quais são os 3 exames que vão ajudá-lo a responder à pergunta: como saber se tenho pressão alta?

1. Esfigmomanômetro

Não se preocupe, não há necessidade alguma de decorar esse nome. Apesar da escrita complexa, trata-se daquele exame mais comum, que detecta se a sua pressão está alta no momento em que é feito. Um aparelho é colocado no seu braço para medir o valor mínimo e máximo da pressão arterial.

O ideal é ter um equipamento desse em casa e fazer a medição duas vezes por dia, caso esteja desconfiado de algum problema arterial. Ao ir ao cardiologista, pode ter certeza: este será o primeiro teste feito em você.

2. Teste ergométrico

Você já ouviu falar de algum atleta que teve um problema cardíaco no meio de uma competição, como em jogos de futebol ou maratonas? Isso acontece porque a atividade física aumenta a pressão arterial.

O teste ergométrico serve exatamente para descobrir isso. Sua pressão pode ser normal durante a rotina diária, mas, ao caminhar ou praticar algum esporte, ela pode disparar. Esse é um sinal perigoso de hipertensão.

O exame consiste em medir sua pressão enquanto você pratica exercícios físicos. Como já foi dito acima, é normal que ela suba um pouco — mas só um pouco mesmo, ok?

3. MAPA

A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) é o exame final utilizado por médicos que desconfiam de hipertensão arterial em seus pacientes. Trata-se de uma medição da pressão por 24 horas seguidas.

Durante o dia, o aparelho mede a cada 20 minutos. Já à noite, ele passa a contar a cada 30 minutos. A partir dos dados coletados pelo equipamento, o cardiologista faz uma análise do gráfico e descobre se a pessoa tem a doença ou não.

Agora, a resposta à pergunta “como saber se tenho pressão alta?” ficou mais clara, não é mesmo? Basta que você vá com frequência ao cardiologista e faça os exames de rotina.

Caso descubra o problema, não se desespere: siga as orientações do especialista e tenha uma vida saudável. Qualquer dúvida, é só entrar em contato com a Dediq!

Postado em 16/01/2018.

Se preferir, agende por Telefone ou Whatsapp: (11) 96924-5563 11 4800-3777


menu agende Agendar Resultado