Horarios de atendimento Covid-19

Confira os tipos de gastrite e os cuidados necessários na alimentação

Quem vive com queimação e dor no estômago deve ficar atento aos tipos de gastrite e jamais fazer uso da automedicação. Os sintomas podem ser parecidos, mas o tratamento vai depender da duração, causa e local em que o estômago é atingido.

Por essa razão, preparamos este post não só com os tipos da doença, mas também com dicas de cuidados para evitá-la e, assim, viver com mais qualidade de vida.

Ficou interessado? Então, continue esta leitura!

O que é a gastrite?

É uma doença que se caracteriza pela inflamação, infecção ou erosão da mucosa que reveste o estômago, permitindo que o suco digestivo cause lesões ao órgão. Uma das causas dessa erosão é a presença da bactéria H. pylori no local e outros vírus e bactérias que podem levar à úlcera e, até mesmo, ao câncer de estômago.

Dentre os principais sintomas, podemos citar:

  • queimação;
  • azia;
  • vômitos;
  • indigestão;
  • dor abdominal;
  • perda de apetite.

O diagnóstico é feito pelo exame físico, histórico do paciente e pela realização do exame de endoscopia. Em alguns casos, podem ser necessários alguns exames complementares para descobrir a causa da gastrite.

Quais os tipos de gastrite?

Gastrite aguda

Caracteriza-se pela presença da bactéria Helicobacter pylori na parede do estômago. Normalmente, os sintomas surgem de forma repentina e os mais comuns são dor, vômitos e náuseas.

O tratamento é feito por meio de antibióticos e antiácidos. No entanto, é imprescindível a mudança de hábitos alimentares e a prática de atividades físicas para que o quadro não evolua para uma gastrite crônica.

Gastrite crônica

Neste caso, a inflamação no estômago aumenta progressivamente, fazendo com que os sintomas tenham duração prolongada. Inicialmente, ela atinge a parte mais externa da parede estomacal.

Se não houver tratamento, ela pode destruir completamente a mucosa do estômago, podendo causar úlceras e câncer. O tratamento deve ser feito com antiácidos protetores gástricos, como é o caso do omeprazol.

Além disso, o médico deve indicar uma dieta e o uso de suplementos de vitamina B12 para combater a anemia.

Gastrite nervosa

Condições como medo, irritabilidade e ansiedade podem levar a sintomas parecidos com os da gastrite clássica. Eles costumam aparecer em momentos de tensão e atingem principalmente as mulheres.

Medicamentos antiácidos e dieta balanceada são indicados como tratamento. No entanto, como se trata de causas emocionais, o médico pode indicar remédios calmantes, inclusive naturais.

Gastrite enantematosa

Neste caso, ocorre inflamação na camada mais profunda da parede estomacal. Ela pode ser causada por alcoolismo, doenças autoimunes, bactérias ou uso frequente de medicamentos.

Assim como em outros tipos de gastrite, o tratamento é feito por meio de antiácidos e alteração de hábitos alimentares.

Gastrite eosinofílica

A gastrite eosinofílica ocorre quando há o aumento de células autoimunes no estômago que causam inflamação e outros sintomas. Muito comum em pessoas com histórico de alergias, essa doença é tratada com medicamentos corticoides.

Quais cuidados ter na alimentação para evitá-la?

Agora que você conheceu as formas como a gastrite pode se apresentar, saiba quais os cuidados indicados para preveni-la:

  • não consumir bebida alcoólica em excesso;
  • comer de três em três horas;
  • substituir o café pela versão descafeinada;
  • investir em uma dieta pobre em alimentos gordurosos;
  • evitar alimentos que fermentam como pimentão, couve-flor, feijão, brócolis, repolho etc.;
  • não exagerar nos condimentos e temperos.

Gostou do nosso post sobre os tipos de gastrite? Então deixe um comentário e compartilhe com a gente sua opinião!

Postado em 10/01/2018.

Se preferir, agende por Telefone ou Whatsapp: (11) 96924-5563 11 4800-3777


menu agende Agendar Resultado