A essas alturas do campeonato, você já deve ter ouvido (em algum momento de sua vida) a famosa frase “com saúde não se brinca!”. Essa famosa expressão, que prevalece na vida de muitas pessoas, reflete bem a necessidade de se cuidar e não deixar para depois alguns exames para a mulher.
Os exames preventivos devem ser prioridade na vida de todas as pessoas. As mulheres, em especial, precisam ficar atentas a algumas doenças que são muito comuns a elas como, por exemplo, as de caráter hormonal e ginecológico.
Mas afinal, quais são os exames que toda mulher deve fazer para levar uma vida tranquila e saudável? Continue a leitura e confira 10 exames indispensáveis que você precisa fazer como forma de prevenção!
1. Mamografia
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), as mortes por câncer aumentaram 31% nos últimos 15 anos no país.
Com ajuda da mamografia, acompanhada de exames clínicos realizados pelo médico ginecologista, o câncer de mama pode ser facilmente identificado. E, quando detectado logo no início, as chances de recuperação e cura são muito altas.
Tal exame consiste em uma radiografia das mamas sem o uso de contraste e pode ter caráter mais específico (compressão, ampliação) ou mais geral.
Ele é recomendado para mulheres acima dos 40 anos.
2. Papanicolau
Outro exame bastante famoso e indispensável para as mulheres é o Papanicolau (Colpocitologia Oncótica), usado para diagnóstico de infecções vaginais e do câncer de colo de útero, que pode ser causado pelo vírus HPV (papiloma vírus humano, doença que causa verrugas em diferentes partes do corpo).
O Papanicolau deve ser realizado todo ano em mulheres entre 25 e 65 anos, preferencialmente nos dias em que não há menstruação. O exame é bem simples e consiste na coleta de material vaginal por meio de pequena raspagem da mucosa vaginal e colo uterino, sendo extremamente seguro, eficaz e indolor.
Costuma ser pedido junto ao ultrassom pélvico transvaginal, e outros exames de rotina ginecológica.
3. Colesterol total e frações
Alguns exames não estão restritos a uma faixa etária, mas devem ser realizados durante toda a vida. É o caso do exame de colesterol total e frações. A coleta de sangue que mede os níveis de colesterol bom (HDL) e colesterol ruim (LDL), além de verificar o total percentual de gordura no sangue.
Com o aumento da idade, os níveis de gordura tendem a se elevar e, se não controlados, algumas doenças de caráter cardiovascular podem aparecer.
Felizmente, com uma alimentação balanceada e combinada a exercícios físicos, os níveis de colesterol podem ser facilmente equilibrados, evitando contratempos mais perigosos.
4. Testes de análise hormonal
Com a idade mais avançada alguns problemas podem se tornar mais comuns do que outros. Afinal, o nosso organismo pode se desgastar com o passar do tempo.
É o caso dos hormônios que, ao ficarem desregulados, podem provocar o aparecimento de doenças na tireoide ou então o famoso climatério.
Os testes de análise hormonal são feitos a partir de exames de sangue e são sugeridos após os 40 anos. São úteis no diagnóstico de doenças que estão associadas à diminuição dos níveis de progesterona e estrogênio. Já os hormônios TSH, T3 e T4 são ligados ao hipotireoidismo, hipertireoidismo e a tumores de tireoide.
5. Densitometria óssea
Associado aos problemas da menopausa e desníveis hormonais, a osteoporose é uma doença que atinge grande parcela da população feminina mundial.
A patologia ocorre por conta do desequilíbrio da atividade das células ósseas, devido à perda de cálcio e consequente desgaste do osso.
A doença acomete mulheres com 50 anos ou mais e pode ser diagnosticada com ajuda da densitometria óssea, exame simples que consegue avaliar o sistema ósseo sem a necessidade de um raio-x.
6. Colposcopia
A colposcopia é um exame para avaliar o colo do útero, vagina e vulva de uma maneira mais detalhada.
Ele é feito pelo médico ginecologista, utilizando um aparelho que possui uma espécie de lente que amplia a região em até 40 vezes.
A colposcopia é solicitada quando o exame de Papanicolau apresenta alterações ou quando o médico identifica certas lesões causadas pelo HPV na região genital. Os exames para a mulher avaliam e detectam:
- feridas no colo uterino;
- pólipos benignos e malignos;
- verrugas genitais;
- cervicite.
7. Vulvoscopia
A vulvoscopia, como o nome sugere, é o exame para avaliar a saúde da vulva (pele, mucosa e estruturas).
O exame é recomendado para avaliar questões de queixas das pacientes (como coceiras, irritações e verrugas), sendo um complemento da colposcopia e anuscopia. Ele é utilizado para avaliar e detectar principalmente a presença de HPV, mas também identifica:
- doenças autoimunes;
- doenças pré-malignas;
- infecções bacterianas;
- infecções virais;
- doenças sexualmente transmissíveis.
8. Ultrassom transvaginal
O ultrassom transvaginal é um exame feito por um aparelho de ultrasson, que projeta ondas de som que são transformadas (pelo computador) em imagens dos órgãos internos: vagina, colo do útero, trompas de falópio e ovários.
Ele é um dos primeiros exames solicitados pelo ginecologista quando é preciso avaliar algum tipo de alteração nessa região. Com ele é possível identificar possíveis problemas na região pélvica, tais como:
- cistos;
- infecções;
- gravidez;
- câncer;
- dor pélvica;
- infertilidade;
- pólipos endometriais;
- sangramento.
9. Ultrassom da tireoide
A tireoide é uma glândula responsável por regular o metabolismo. No caso da mulher, pode ser incapaz de engravidar ou até mesmo de manter a gestação se a tireoide não funcionar adequadamente.
Normalmente ele é feito a partir dos 35 anos de idade, mas pode ser realizado antes disso por ordem médica, quando percebe nódulos ou alterações hormonais em outros exames paralelos. Ele é utilizado para fazer uma análise detalhada na glândula, além de:
- analisar nódulos ou caroços e suas características;
- acompanhamento da tireoide;
- identificar a causa do aumento dos nódulos;
- verificar a dor causada na região;
- avaliar como está o local no caso pós-cirúrgico do câncer tireoidiano;
- mapear os linfonodos.
10. Ultrassom das mamas
O ultrassom das mamas é um exame feito para identificar patologias da mama. Normalmente é solicitado pelo médico após sentir algum caroço ou se a mamografia não apresentar resultados satisfatórios. Podemos afirmar que ele é um exame complementar na avaliação mamária.
Ele é feito por meio da emissão de ondas de frequência de som, permitindo a diferenciação dos nódulos (sólidos ou císticos).
Ele normalmente é solicitado desde a primeira visita ao ginecologista. É muito útil no auxílio diagnóstico das proteses de silicone, gestação e em outras situações de dúvidas.
Os exames para a mulher são indispensáveis para a manutenção de sua boa qualidade de vida e do seu bem-estar. Somente por meio deles é possível prevenir, identificar e tratar possíveis doenças. Com a prevenção por meio dos exames, é possível ter uma vida normal sem se preocupar com problemas futuros. Por isso é importante visitar o seu médico regularmente para ficar com a sua saúde em dia!
Neste post apresentamos os 10 exames para a mulher que são indispensáveis na prevenção de algumas doenças. Lembre-se sempre de consultar o seu médico e estar atenta para evitar maiores complicações. Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber exclusivamente os nossos conteúdos que te ajudarão a prezar pela sua qualidade de vida! Até a próxima.