Horarios de atendimento Covid-19

Descongestionantes nasais: 5 cuidados que você deve ter sempre!

descongestionantes nasais

De acordo com pesquisa realizada pela IMS Health (empresa norte-americana da área de pesquisa, informações e tecnologia de cuidados da saúde), os descongestionantes nasais vêm ocupando as primeiras posições do ranking dos remédios mais vendidos no Brasil.

Conhecidos pelo uso para aliviar congestão nasal, quando utilizados sob orientação médica e por prazo determinado, promovem uma rápida melhora. Entretanto, se consumidos sem moderação, podem trazer graves consequências ao organismo do indivíduo.

Se faz uso desses medicamentos, conheça os 5 cuidados que você deve sempre ter para que eles não prejudiquem sua saúde. Confira!

1. Evite o uso prolongado

Como podem ser comercializados sem necessidade de receita médica, os descongestionantes nasais parecem inofensivos. Entretanto, eles podem ser bastante perigosos. Em sua fórmula, estão presentes a nafazolina, a fenoxazolina e a oximetazolina, substâncias conhecidas por causar dependência química e ser de curto efeito desobstruente.

Dentre os riscos do uso prolongado desses medicamentos, podemos citar:

  • rinite medicamentosa;
  • arritmia cardíaca;
  • taquicardia;
  • hipertensão arterial.

Em pessoas saudáveis — sem rinite ou outro tipo de inflamação —, a higienização das narinas pode ser feita com soro fisiológico 0,9% ou no banho, quando a água e o calor ajudam a amolecer as crostas, facilitando a limpeza.

2. Saiba como aplicar descongestionantes nasais

Os descongestionantes nasais de uso tópico são apresentados em duas formas: gotas e nebulizadores. Esses medicamentos devem ser administrados corretamente para garantir maior eficácia do tratamento e evitar riscos à saúde.

Veja a seguir como aplicar cada uma:

Gotas

Recline a cabeça para trás, levantando lentamente o queixo. Pingue as gotas — a quantidade deve ser indicada pelo médico — em cada narina. Em seguida, gire suavemente a cabeça para os lados para garantir que toda a mucosa tenha contato com a medicação. Permaneça na posição por três minutos a fim de evitar que o líquido desça para a garganta.

Nebulizadores

Mantenha a cabeça ereta e olhe para frente. Posicione o nebulizador, em posição vertical, na entrada de uma das narinas e tape a outra. Inspire enquanto aplica a medicação. É importante remover o nebulizador do rosto antes de aliviar a pressão no frasco para não contaminar o remédio com secreção das narinas.

3. Use apenas quando for realmente necessário

O uso dos descongestionantes nasais deve ser feito apenas em caso de congestionamento nasal grave ou quando indicado por médico ou farmacêutico. A automedicação pode oferecer sérios riscos para a sua saúde. Sem contar que, ao usá-los sem necessidade, o corpo vai “pedir” doses cada vez maiores. Sendo assim, em vez de resolver o problema, é possível que você crie uma dependência.

4. Veja se você pode usar

Os descongestionantes nasais são contraindicados para pessoas com sensibilidade a alguma substância presente na fórmula. Grávidas, por exemplo, só devem usar Rinosoro, que é um medicamento que não contém vasoconstritor em sua fórmula.

Já crianças menores de 6 anos não devem usar descongestionantes contendo pseudoefedrina, oximetazolina, fenilefrina e xilometazolina. Em crianças com idade entre 6 e 11 anos, pergunte ao médico se é seguro usar descongestionantes que contenham essas substâncias.

5. Consulte um médico

Agora que você sabe mais a respeito desses medicamentos e seus riscos, sempre consulte um médico antes de utilizá-los. Ele vai orientá-lo, inclusive, se houver necessidade de fazer uso do remédio.

Gostou do nosso post sobre os descongestionantes nasais? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais e ajude-os a também ficarem bem informados sobre o assunto!

Postado em 20/11/2017.

Se preferir, agende por Telefone ou Whatsapp: (11) 96924-5563 11 4800-3777


menu agende Agendar Resultado