Horarios de atendimento Covid-19

Saúde masculina: 5 principais doenças que atingem os homens

doenças que afetam os homens

Pesquisas recentes realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que os homens procuram e se interessam menos pela visita ao médico do que as mulheres: isso pode ser um fator determinante para o maior índice de certas doenças entre os homens.

Pensando nisso, preparamos este post para que você conheça as principais doenças que afetam os homens, suas causas e seus sintomas predominantes e modos de prevenção. Continue acompanhando e confira!

1. Câncer de Próstata

Segundo dados estatísticos divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 13 mil homens morrem anualmente de câncer de próstata.

Os médicos ainda não sabem com exatidão sua causa, mas indicam que possa ter forte relação com fatores genéticos e com o aumento da idade.

Esse tipo de câncer costuma ter evolução silenciosa, e muitos pacientes não percebem que têm a doença até os estágios avançados, quando sentem dores constantes e apresentam infecções urinárias. Se não tratada, pode levar à impotência sexual.

Uma dieta rica em frutas e com menos gorduras é imprescindível para evitar o câncer de próstata, combinando os bons hábitos alimentares a atividades físicas diárias e à diminuição do uso de álcool e cigarro.

2. Doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são um conjunto de males que afetam o funcionamento dos vasos sanguíneos e do coração, envolvendo todo o sistema circulatório, portanto.

Entre as principais doenças cardiovasculares, encontram-se o infarto, o acidente vascular cerebral (AVC), a arritmia cardíaca e a pressão alta.

Uma das principais causas para esses problemas está relacionada com o alto nível de colesterol ruim no sangue, o LDL, o que gera o acúmulo de placas de gordura que obstruem a passagem do sangue pelas veias e artérias.

Com relação aos principais sintomas, destacam-se: hipertensão arterial, cansaço frequente, dores torácicas e palpitações.

Como método preventivo, os médicos aconselham uma dieta equilibrada e sem gorduras, além da prática regular de atividades físicas e o abandono ao consumo de tabaco.

3. Tabagismo

O tabagismo é uma doença caracterizada pela dependência química e psicológica do indivíduo pelo tabaco. Essa dependência está intrinsecamente relacionada ao consumo de nicotina, substância psicoativa responsável pela causa da doença quando combinada ao hábito que a pessoa constrói ao fumar rotineiramente.

Alguns dos sintomas do tabagismo são: a tolerância pela substância, exigindo consumos cada vez maiores do tabaco, além de irritabilidade, ansiedade, falta ou aumento de apetite e alterações de humor. O tabagismo pode levar ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer.

A educação tem função atuante na prevenção do tabagismo, principalmente entre os jovens. Ao estimular a aversão ao contato direto com o cigarro, os riscos de desenvolver a doença diminuem significativamente.

4. Obesidade

O ganho exacerbado de peso caracteriza aquilo que chamamos de obesidade. O acúmulo de gordura excessiva está relacionado a fatores genéticos, metabólicos, comportamentais e psicológicos.

Os sintomas mais comuns são percebidos quando o índice de massa corpóreo (IMC) de uma pessoa é de 30 ou mais. Nesse caso, o acúmulo de gordura pode gerar dor nas costas e nas articulações, além de compulsão alimentar, ansiedade, fadiga e ronco.

Para prevenir-se, os médicos recomendam que seja feita uma reeducação alimentar acompanhada da prática de exercícios físicos, como natação, musculação ou caminhada, além de manter a saúde mental em dia.

5. Cirrose

A cirrose é uma doença provocada pela formação de nódulos e de fibrose no fígado, causando a morte de suas células e impedindo sua regeneração.

As causas principais da doença estão relacionadas ao consumo excessivo de álcool e a certas doenças como hepatite C e B, sexualmente transmissíveis. Em estágios avançados, os olhos tornam-se amarelados, o abdômen fica inchado e o fígado perde gradativamente suas funções, podendo causar a morte do indivíduo.

Para se prevenir da doença, deve-se sempre usar preservativos durante as relações sexuais, evitar uso abusivo de álcool e ter a carteira de vacinação em dia.

As doenças que afetam os homens podem surgir em qualquer idade e muitas vezes, como vimos, estão relacionadas aos hábitos do dia a dia. Por isso, além de tomar as devidas medidas preventivas, visitar o médico regularmente é uma recomendação essencial.

Gostou do nosso post sobre saúde masculina? Então deixe sua opinião nos comentários, ela é muito importante para nós!

Postado em 24/10/2017.

Se preferir, agende por Telefone ou Whatsapp: (11) 96924-5563 11 4800-3777


menu agende Agendar Resultado