Horarios de atendimento Covid-19

Saúde do coração: por que fazer exames cardiológicos regularmente?

por que fazer exames cardiológicos regularmente

A prevenção sempre é o melhor remédio quando o assunto é saúde, inclusive quando se fala em funcionamento do coração. Por isso, fazer exames cardiológicos regularmente é importante e altamente recomendado, principalmente para pessoas com histórico de doenças cardíacas na família.

Da mesma forma, quem faz parte de grupos de risco como obesos, diabéticos, fumantes e hipertensos, por exemplo, também deve ficar atento e não se descuidar dessa medida preventiva.

Quer saber mais sobre os exames cardiológicos? Continue lendo este post!

Quais são os principais exames cardiológicos?

Eles são úteis na prevenção e diagnóstico de doenças graves, além de serem importantes também no acompanhamento de tratamentos diversos. Conheça os principais:

Eletrocardiograma

É um exame simples e rápido de executar. Além disso, é um dos mais básicos na avaliação cardiológica. Ele analisa a atividade elétrica do coração por meio de eletrodos que são colocados na região torácica do paciente e também nos braços e pernas.

Para sua realização, não é necessário preparo. Basta que o paciente esteja relaxado para evitar interferências de outros músculos. Esse exame vai determinar a frequência cardíaca, diagnosticar infarto, bem como outras anomalias do coração.

Ecocardiograma

Ele utiliza ondas sonoras para criar uma imagem do músculo cardíaco. É, na verdade, um ultrassom do coração, feito por meio de um instrumento que transmite ondas de alta frequência e é colocado próximo ao esterno (osso do tórax) do paciente.

Existem vários tipos de ecocardiogramas:

  • transtorácico;
  • transeofágico;
  • de estresse;

Geralmente é utilizado na investigação de sopro cardíaco, falta de ar, sintomas de palpitações, desmaios e outras doenças como insuficiência cardíaca, anomalias congênitas e doenças do músculo cardíaco.

Teste ergométrico

Trata-se de um teste de esforço onde há indução de arritmias por meio de exercícios na bicicleta ou na esteira. É realizado em um ambiente supervisionado e tem como objetivo medir a pressão arterial e fazer uma leitura do ECG enquanto o paciente faz o exercício.

É indicado principalmente para a investigação de arritmias causadas pelo esforço e suspeita de obstruções nas artérias do coração.

Holter 24 horas

É uma medição do traçado elétrico do coração em 24 horas, cuja finalidade é buscar arritmias – tanto as taquicardias (aumento dos batimentos), quanto as bradicardias (diminuição dos batimentos) rítmicas (chamadas de sinusais) ou arritmicas. Nesse exame são colocados eletrodos na região torácica do paciente que, por sua vez, estão conectados em um aparelho portátil, que irá registrar todo o exame.

O paciente permanece com o aparelho durante 24 horas, mantendo a rotina do dia-a-dia, fazendo as atividades que já tem costume durante o tempo de exame.

Qual a importância de realizá-los?

Além da prevenção, fazer exames cardiológicos ajuda no diagnóstico de doenças graves como:

  • morte súbita;
  • acidente vascular cerebral;
  • infarto agudo do miocárdio;
  • doença vascular periférica;
  • entre outras;

Geralmente, eles são indicados para pessoas com histórico de doenças cardiovasculares na família e que fazem parte de grupos de risco. Entretanto, devem ser feitos por todos que se preocupam em manter a saúde em dia. Esses exames também servem para ajudar a equipe médica no acompanhamento de tratamentos diversos.

O ideal é que esses exames sejam feitos uma vez por ano, pois sempre estão surgindo novos tipos de tratamentos e, no caso da cardiologia, os avanços ocorrem com rapidez.

Gostou deste conteúdo? Se ficou alguma dúvida sobre a importância de fazer exames cardiológicos, conte para a gente nos comentários!

Postado em 25/04/2017.

Se preferir, agende por Telefone ou Whatsapp: (11) 96924-5563 11 4800-3777


menu agende Agendar Resultado