Em um país em que a cada 2 minutos uma pessoa morre vítima de doenças cardiovasculares, conhecer as causas e sintomas do infarto é fundamental para diminuir essa estatística.
Os dados são da Sociedade Brasileira de Cardiologia e alertam para a importância dos cuidados com a saúde do coração. Exercícios físicos, qualidade de vida e alimentação saudável colaboram para evitar o ataque cardíaco e outras doenças.
Se você quer saber mais sobre o assunto, continue lendo este post. Trazemos informações úteis que podem ajudar a salvar vidas. Confira:
O infarto
O infarto é a consequência da obstrução no fluxo sanguíneo provocado por um coágulo de sangue que impede a circulação no coração. Se não for tratado com urgência, o miocárdio pode sofrer danos permanentes e levar à morte.
Como os sintomas começam a surgir dias antes, é importante conhecê-los e procurar um médico. A doença é séria e mata, anualmente, cerca de 80 mil pessoas segundo o Ministério da Saúde.
Muitos desses óbitos poderiam ter sido evitados se a pessoa recebesse os primeiros socorros da forma correta, pois é possível desobstruir as artérias comprometidas com o uso de medicamentos ou angioplastia coronária.
As causas
A causa mais comum dos ataques cardíacos é a aterosclerose, mas ele também pode ocorrer devido a espasmos nas artérias coronárias que interrompem o fluxo sanguíneo. Nesse caso, a pessoa pode infartar mesmo sem a presença de coágulos. Outra causa são pequenos tumores na corrente sanguínea que podem, a qualquer momento, causar uma obstrução.
Os fatores de risco
Alguns fatores considerados de risco podem levar uma pessoa a ter um infarto do miocárdio. A mudança de hábitos é fundamental para evitar que isso aconteça. Abaixo, você pode conferir os fatores de risco mais comuns:
- hipertensão;
- estresse;
- tabagismo;
- obesidade;
- alcoolismo;
- sedentarismo;
- drogas (cocaína e heroína);
- histórico familiar.
Os sintomas
Como já foi dito, dias antes os sintomas começam a aparecer. Como muita gente não sabe quais são, perdem a oportunidade de receber os primeiros socorros e acabam tendo consequências mais sérias.
Além da típica dor no peito, o ataque do coração apresenta sinais que muitas pessoas jamais associariam a problemas cardiovasculares. São eles:
- palpitações;
- fraqueza;
- suor frio;
- desconforto no queixo;
- má digestão;
- desmaio ou tontura;
- vômito;
- sensação de ansiedade;
- dor no braço.
É importante ressaltar que nem todas as pessoas possuem os mesmos sintomas. Esses são os mais comuns e devem ser observados com atenção. O diagnóstico precoce pode salvar tanto a sua vida como a de pessoas próximas.
Os cuidados
O estilo de vida é fator de grande relevância na prevenção de doenças do coração. O sedentarismo e a má alimentação são grandes vilões, por isso, a prática de qualquer atividade física aliada a uma dieta equilibrada são tão importantes.
Além disso, é fundamental ir ao médico regularmente, não consumir bebida alcoólica em excesso, evitar o tabagismo e manter a saúde mental e emocional em dia — afinal, o estresse também é um fator de risco.
E então, ficou alguma dúvida sobre as causas e sintomas do infarto? Conte para a gente nos comentários!