Realizar o autoexame da mama é fundamental e de extrema importância. O ideal é que seja feito uma vez por mês, no terceiro ou quinto dia após a menstruação ou em data fixa para as mulheres que já entraram na menopausa.
No entanto, o autoexame não anula a necessidade de consultar um especialista pelo menos uma vez por ano. É recomendável que as mulheres visitem um mastologista a partir do início da vida sexual.
Se você realizou o autoexame e notou qualquer tipo de anormalidade nas suas mamas, consulte um mastologista imediatamente.
Mas você sabe quais são esses sinais?
Confira abaixo os principais sintomas que merecem ser investigados:
1-) Aumento de volume na mama
Esse sinal pode ser apenas uma alteração funcional benigna da mama (AFBM), mas também pode indicar a presença de um tumor maligno. Se for um nódulo canceroso, ele pode se desenvolver, aumentando o tamanho da mama.
O aumento de volume mamário que não tenha relação com o ciclo menstrual ou com a gravidez / lactação, deve ser comunicado ao médico. Esse sinal é ainda mais preocupante se acontece de forma unilateral, ou seja, somente em uma das mamas.
2-) Vermelhidão
Uma vermelhidão na pele pode ser sintoma de carcinoma mamário inflamatório (câncer raro), ou um sarcoma mamário com comprometimento dos vasos linfáticos da pele. A pele fica vermelha porque existe entupimento dos vasos linfáticos pelas células cancerígenas. Normalmente, essa vermelhidão é fria e indolor. O diagnóstico diferencial para esse tipo de câncer inclui as mastites, mais comuns durante o período de lactação.
3-) Secreção mamilar
Toda secreção que sai pelo mamilo deve ser investigada. Os exames adequados irão detectar a presença (ou não) de células suspeitas de câncer. Caso esse exame detecte esse tipo de célula, uma investigação mais profunda deve ser realizada.
4-) Retração mamilar
Se seu mamilo não é do tipo invertido naturalmente e você percebeu alguma retração com ou sem dor, procure um mastologista rapidamente. Esses podem ser sinais indiretos da presença de um tumor.
5-) Nódulo palpável
É importante procurar um médico se notar qualquer nódulo palpável nas mamas. Eles podem indicar a presença de massa benigna, ou de algum tumor maligno. Os nódulos cancerosos são espessos, compactos, duros e de contornos mal definidos.
Por isso, se você notou uma massa dura e indolor visite um mastologista para investigá-lo o mais rápido possível, com exames apropriados.
6-) Descamação mamilar
As causas das descamações nos mamilos podem ser inúmeras. Por isso, é preciso estar atento se ela está acompanhada de sintomas como a dor, nódulos, mudanças no formato do seio ou secreção de líquidos do mamilo, pois pode estar relacionada a uma mastite, (infecção nas mamas), cistos ou a um tumor de mama.
7-) Dores
As dores nas mamas, na maioria das vezes, são de origem benigna. Mas ignorá-las não deve ser uma opção, afinal, sempre existem exceções. Informe ao médico sobre as dores para que ele possa investigar as possíveis causas.
Consulte um mastologista regularmente e garanta a saúde das suas mamas!
Na Dediq, temos profissionais especializados e preparados para esclarecer todas as suas dúvidas!