Mais conhecido como o sal de mesa, o sódio, ou cloreto de sódio, é uma substância muito comum no preparo de comidas do brasileiro. Para se ter uma ideia, para cada cem gramas de sal refinado, cerca de 40% é de sódio. Isso chama a atenção da importância do sódio na nossa alimentação diária.
Quer saber como ele contribui para a nossa saúde e como pode ser prejudicial, se consumido em excesso? Então confira, neste texto, informações essenciais sobre a ingestão do sódio!
Qual o impacto positivo do sódio no nosso organismo?
O sódio é um dos minerais mais importantes para o bom funcionamento do corpo. Ele é vital para a manutenção de importantes processos do organismo. Por exemplo: o sódio permite a transmissão de informações entre as células nervosas, é o desencadeador da contração muscular e regulador da pressão arterial.
O sódio também está presente no transporte de nutrientes no intestino delgado e nos rins. O mineral ainda garante o equilíbrio de fluidos e do nível de acidez no organismo.
Quais as consequências da falta de sódio na alimentação?
Por ser um elemento vital no metabolismo de todo organismo, a falta de sódio traz algumas complicações. A deficiência de sódio pode causar má absorção intestinal, suor em excesso e diarreia, por exemplo.
Como consequência disso, é possível o indivíduo se sentir fraco, apático e até mesmo ter taquicardia. Em casos mais graves de deficiência de sódio, as consequências podem ser fatais.
O que o excesso de sódio na alimentação pode causar?
No entanto, como tudo depende da dose para ser bom ou ruim, o excesso de sódio também gera complicações. A Organização Mundial da Saúde recomenda a ingestão diária de menos de 2 miligramas de sódio, o que pode ser encontrado em 5 gramas de sal.
Acima desse valor, é preciso se preocupar, já que as consequências podem atingir todo o organismo. Um dos principais órgãos afetados pelo excesso de sódio são os rins. Isso porque o sistema renal não está adaptado para excretar grande quantidade de minerais e, com isso, podem ocorrer graves inflamações.
O excesso de sódio também pode fazer surgir doenças cardiovasculares e desencadear um acidente vascular cerebral, além de desenvolver hipertrofia ventricular esquerda e hipertensão arterial sistêmica (HAS).
Como reduzir o consumo de sódio?
Diante das graves complicações geradas pelo excesso de sódio, é recomendável uma reeducação alimentar. Além de reduzir o consumo do sal de cozinha, deve-se buscar outras fontes de sódio. Verduras, grãos, frutas e hortaliças têm baixo teor desse mineral e, por isso, podem equilibrar a quantidade ingerida desse componente.
Também é indicado reduzir o consumo de produtos industrializados. Muitos deles utilizam altas taxas de sódio para fazer a conservação de alimentos processados. Uma mudança no comportamento alimentar pode garantir a quantidade ideal de sódio, fazendo com que os seus benefícios para a saúde sejam aproveitados.
Essas foram algumas informações sobre a importância do sódio na nossa dieta. Além de fazer o uso consciente do sódio na alimentação, é importante também manter uma prática de atividades físicas. Dentre outras vantagens, elas ajudam a regular o fluxo de minerais no nosso corpo.
Gostou dessas informações? Quer ficar por dentro de outros assuntos? Então curta nossa página no Facebook!