Horarios de atendimento Covid-19

Longevidade: 4 formas de se prevenir contra o câncer de pele

O câncer de pele é o tipo de câncer  mais frequente no Brasil e atinge da mesma forma homens e mulheres, geralmente de pele clara e com mais de 40 anos. Mas ele pode ser evitado. Para isso, basta incluir alguns hábitos simples na rotina.

Confira as dicas que separamos para que você se prevenir contra o câncer de pele!

1. O início da prevenção

Principalmente pelas brincadeiras ao ar livre, as crianças ficam expostas ao sol 3 vezes mais do que os adultos. E é exatamente na infância que o sol produz os efeitos mais nocivos: a exposição excessiva durante os 10 primeiros anos de vida aumenta os riscos de câncer de pele na fase adulta.

Sendo assim, as crianças devem estar sempre com protetor solar para se prevenir contra o câncer de pele. Não só na praia ou na piscina, mas também para ir ao parque e à escola.

2. O uso do protetor solar

O uso do filtro solar deve ser um hábito. Portanto, incorpore-o à sua rotina! Mas, para que ele realmente cumpra seu papel, existem alguns cuidados básicos.

Antes de sair de casa, passe protetor nas áreas do corpo que ficam descobertas. Ele deve ter, no mínimo, fator de proteção solar (FPS) 15 e proteger contra os raios ultravioleta A (UVA). Passe uma camada generosa do produto.

E fique atento: ele deve ser aplicado pelo menos 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicado a cada 2 horas. Sempre depois de suar, nadar ou se secar com uma toalha, lembre-se de reaplicar o protetor.

3. Os horários de radiação intensa

Das 10h às 16h, quando o sol está mais alto, a radiação ultravioleta é mais intensa. Essa radiação, além de provocar o câncer de pele, é responsável pelo envelhecimento precoce, pelo aparecimento de manchas, entre outros problemas dermatológicos.

Evite a exposição ao sol nesse horário, principalmente na praia. Caso não seja possível, use, além do protetor, chapéu, óculos escuros e camisa de mangas longas. Procure também uma proteção física, que pode ser um quiosque, uma árvore ou um guarda-sol. Áreas de sombra reduzem em até 50% os efeitos da radiação ultravioleta.

4. As altitudes e as superfícies

Se você pensa que é na praia que o sol mostra toda a sua intensidade, está enganado. É nas grandes altitudes que ele revela toda a sua força.

A cada 300 metros de altitude, aumenta em 4% a intensidade da luz ultravioleta — os raios que provocam aquela vermelhidão na pele. Por isso, cuidados extras com a proteção são fundamentais.

Superfícies claras, como neve, areia ou até um piso, refletem a luz e também potencializam o efeito dos raios solares.

Enfim, a proteção deve fazer parte do seu dia a dia. Mas tenha sempre em mente que filtro solar não é um estímulo ao bronzeamento ou à exposição ao sol. Mesmo protegido, procure sombra e prefira ir à praia ou realizar atividades ao ar livre antes das 10h ou depois das 16h.

Agora que você já sabe como se prevenir contra o câncer de pele, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outras dicas de saúde!

Postado em 21/02/2017.

Se preferir, agende por Telefone ou Whatsapp: (11) 96924-5563 11 4800-3777


menu agende Agendar Resultado