Febre muito alta, calafrios, dor no corpo, náuseas e vômitos. Esses são alguns do sintomas da febre amarela, doença que já deixou 60 mortes nas áreas endêmicas no Brasil, nos últimos meses. Geralmente, quem contrai essa doença não costuma apresentar sinais muito fortes, o que dificulta o começo do tratamento.
A forma mais grave da doença pode provocar infecção no fígado e nos rins. Assim, os olhos e a pele ficam amarelados e hemorragias costumam surgir. Sem falar daquele cansaço no corpo que pode ser confundido com tristeza ou depressão.
Mas como evitar essa grave doença? Acompanhe este post e conheça 3 formas de se proteger da febre amarela. Confira!
1. Elimine os pontos de reprodução do mosquito
A febre amarela é causada por um vírus que é transmitido para as pessoas pelo mosquito Aedes aegypti em meio urbano. Ele é o mesmo que transmite dengue, Zika e Chikungunya. Sendo assim, uma forma de prevenir a proliferação dessa doença é não deixar esse inseto se reproduzir.
Por exemplo, em áreas urbanas, deve-se evitar o acúmulo de água parada. Recipientes, garrafas e pneus que abrigam água limpa são ótimos locais para a fêmea do mosquito depositar seus ovos. Então esses objetos devem ser esvaziados e as caixas d’água precisam ficar tampadas.
Para combater o mosquito já adulto, o uso de inseticida é recomendado. Os famosos carros de “fumacê” são usados para disseminar pela cidade substâncias que matam o inseto. Mas geralmente eles são de responsabilidade da prefeitura e usados em caso de epidemia de febre amarela.
2. Aplique repelentes no corpo
Outras medidas preventivas podem ser adotadas. É o caso de usar, por exemplo, repelentes. Eles possuem princípios ativos que espantam o mosquito.
O repelente à base de icaridina é um dos mais procurados nesse caso. Ele garante maior segurança contra o Aedes aegypti e possui maior tempo de proteção. O produto aplicado na pele pode defender a pessoa por até 10 horas.
Outro tipo de repelente para esse inseto é o à base de IR3535. Ele é considerado o único no país que pode ser aplicado em crianças com menos de dois anos. Sua proteção é de até 4 horas. Ele deve ser reaplicado pelo menos 2 vezes ao dia.
3. Vacine-se contra a febre amarela
Uma forma absolutamente eficaz para se prevenir da febre amarela é por meio da vacinação. Ela é gratuita e protege o organismo por até 10 anos.
A vacinação é recomendada para todos habitantes de regiões consideradas de risco. É o caso das zonas rurais da Região Norte e Centro Oeste. Estados como Minas Gerais, Piauí e Paraná estão também entre as zonas de proliferação do mosquito.
Ela deve ser aplicada pelo menos 10 dias antes de viajar para essas regiões onde há risco de transmissão da doença. A idade para se vacinar é a partir dos 9 meses de vida.
No entanto, essa vacina é contraindicada para mulheres durante a gravidez, pessoas com o sistema imunológico debilitado e para quem é alérgico a gema de ovo. A vacina e as orientações para cada caso podem ser encontradas nos postos de saúde dos municípios.
Essas foram algumas informações para você se prevenir da febre amarela. Caso contraia essa doença, sabia que o tratamento existe e é eficaz. Com assistência médica e repouso, há boas possibilidades de recuperação rápida.
Você conhece alguém que já teve febre amarela? Conte para nós deixando o seu comentário neste post!