A medicina é uma área do conhecimento que cresce a passos largos. Além disso, conta com técnicas inovadoras que surgem a cada dia. Uma delas é o ecocardiograma.
Criado na década de 1980, o ecocardiograma vem ganhando espaço como um dos principais exames usados para diagnosticar doenças cardíacas.
Mas você sabe o que é e como funciona esse procedimento? Conhece quais são os tipos de ecocardiograma efetuados nas clínicas e para quais pessoas ele é indicado? Essas e outras informações você confere no post de hoje!
O que é o ecocardiograma?
O ecocardiograma é um exame de caráter ultrassonográfico. Ou seja, utiliza ondas sonoras de alta frequência para obter informações.
Os dados adquiridos são transformados em imagens por um computador, permitindo examinar mais a fundo o coração do paciente — estrutura morfológica, anatomia e fluxo sanguíneo, por exemplo.
O exame é indolor e rápido, durando de 30 a 60 minutos. Não há contraindicações e qualquer pessoa pode estar submetida ao processo.
Como funciona o exame e para que ele serve?
O exame de ecocardiograma tem uma funcionalidade bastante ampla e permite a identificação de diversas características cardíacas, principalmente aquelas que podem inferir na presença de alguma doença.
Hoje em dia há diversas variedades de ecocardiograma, cada uma voltada para um tipo de análise. Isso permite um diagnóstico apurado e rápido.
Felizmente, todos os tipos podem ser realizados em clínicas e hospitais, sejam de rede pública ou particular. Confira os principais tipos de ecocardiograma e suas respectivas finalidades.
Ecocardiograma Transtorácico
Tradicional e eficiente. O ecocardiograma transtorácico permite a obtenção de imagens uni e bidimensionais, o que facilita na observação de partes importantes e abrangentes do coração.
Nesse tipo de exame o paciente fica deitado de barriga para cima, levemente apoiado sobre o lado esquerdo. Enquanto isso, o médico passa o transdutor — equipamento que capta os ecos das ondas sonoras e os transfere ao computador.
O ecocardiograma transtorácico é usado na prevenção de muitas doenças, mas também na análise das causas de uma insuficiência cardíaca, na identificação de cardiopatias congênitas, para acompanhar a formação cardíaca do feto durante a gravidez e para avaliar a situação do coração após um infarto.
Ecocardiograma com Doppler
O ecocardiograma com doppler permite a formação de imagens coloridas e 3D, facilitando a observação de partes do coração com difícil acesso pelo transdutor tradicional.
Assim como o ecocardiograma transtorácico, o ecocardiograma com doppler é feito com o paciente deitado de costas, sendo que este deve inspirar e expirar lentamente o ar durante o processo. O médico usa um transdutor especial, e o exame é voltado principalmente para a análise do fluxo sanguíneo através do órgão.
Ecocardiograma sob Estresse Farmacológico
Nesse tipo de exame o paciente é submetido a uma infusão venosa de substâncias que alteram o metabolismo do coração, deixando-o num estado de estresse e que leva a um consumo maior de oxigênio.
As respostas são monitoradas com o paciente deitado de bruços, sendo o exame ideal para saber como o coração se comporta quando o corpo está sob atividade física, por exemplo.
Ecocardiograma Transesofágico
O ecocardiograma transesofágico é um tipo de exame efetuado por uma sonda inserida através da garganta. Para isso, o paciente é ministrado com anestésicos e analgésicos, sentindo-se sonolento e cooperativo ao mesmo tempo.
Ao engolir a sonda, ela se mantém no esôfago e permite o exame de estruturas cardíacas específicas e com alto grau de resolução. Esse procedimento é ideal para o reconhecimento de tumores e outras doenças graves. Para o procedimento é necessário que o paciente faça um jejum de 6 horas.
Os avanços da medicina se devem, em grande parte, às inovações tecnológicas e à criação de técnicas cada vez mais apuradas que buscam oferecer praticidade, desempenho e resultados rápidos.
Nesse sentido, o ecocardiograma é um exame com alto grau de otimização, extremamente apurado e eficiente ao mesmo tempo. O procedimento é indispensável para analisar a situação do coração e, dessa forma, prevenir e tratar doenças leves ou graves.
Gostou do nosso post sobre ecocardiograma? Então deixe sua opinião nos comentários abaixo. Ela é muito importante para nós!