A dor forte aparece de um momento para o outro: caminhando, parado, deitado ou dormindo, a sensação é que não é possível evitar as cãibras ou, muito menos, controlá-las.
Porém, fique tranquilo. Com os cuidados corretos é possível passar muito tempo sem ser incomodado. Quer saber como? Continue a leitura e descubra!
O que são as cãibras e quais as principais causas?
A cãibra é uma contração involuntária e dolorosa de um músculo. Geralmente ocorre na panturrilha (batata da perna), mas também podem acontecer em outros grupos musculares do corpo, como coxa, pés, mãos etc.
A cãibra não costuma representar nenhuma condição séria ou grave, mas funciona como um indicador da sua saúde. Quando elas começam a acontecer com frequência é o momento de prestar atenção principalmente à alimentação e a rotina física.
As suas principais causas são:
- falta de vitaminas, sais minerais e líquido nos músculos;
- excesso de fósforo;
- cansaço dos músculos, seja por exercício pesado ou carregar muito peso por muito tempo;
- doenças como diabetes, problemas vasculares ou neurológicos.
Três dos fatores acima se relacionam diretamente com o cuidado ou o uso da musculatura. Por isso, é comum que ela aconteça antes, durante ou após exercícios ou atividades físicas. Alguns exemplos: ficar de pé muito tempo, praticar exercícios sem se alongar ou mesmo durante o sexo.
Como evitar as cãibras?
Evitar as cãibras e seus incômodos costuma ser bastante simples. Separamos abaixo uma tríade de fatores que vão ajudá-lo a preveni-las e a levar uma vida mais saudável:
1. Alimentação
Falamos que entre as causas das cãibras está a falta de sais minerais e vitaminas. Uma forma de compensar essa baixa ingestão e perda está na alimentação correta. Dê preferência a alimentos com altos teores de tiamina (vitamina que previne dores musculares), como arroz integral, aveia, levedo de cerveja e castanha do pará.
Também invista em uma alimentação rica em potássio (banana, abacate, feijão, amendoim) e cálcio (leite e derivados, brócolis, cereais, melado).
Outra forma de evitar as cãibras é diminuindo o consumo de fósforo em altas dosagens. Embora importante para o equilíbrio do corpo, por estar presente em salgadinhos, frituras e refrigerantes, acabamos por consumir muito mais do que a nossa cota diária.
2. Atividades físicas
Outro fator fundamental é a prática constante — sem excessos — de exercícios físicos. Eles ajudam a melhorar a circulação sanguínea e a fortalecer a musculatura. Só que é preciso dosar a prática e não esquecer de três elementos essenciais: o alongamento, a hidratação e o descanso.
3. Acompanhamento médico
Pode não parecer, mas o acompanhamento médico tem um papel bastante importante para evitar as cãibras: é a partir de um controle da sua saúde que será possível saber quais os cuidados que você deve ter para garantir a saúde e o bom funcionamento do seu corpo. Por isso, não deixe de fazer check-ups e exames de rotina.
Se você gostou do nosso artigo, aproveite sua visita ao nosso blog e conheça também os 5 exames indispensáveis para a saúde da mulher!