Mente e corpo são partes integrantes entre si, afinal de contas, o cérebro representa o nosso corpo e a mente, por sua vez, é um produto do nosso cérebro. Falar em saúde física sem incluir a mental é praticamente impossível, o que torna fundamental entender, nesse contexto, o papel da psicoterapia.
De um modo geral, esse campo de conhecimento se refere à aplicação de procedimentos cientificamente comprovados para ajudar as pessoas a desenvolverem hábitos mais saudáveis e uma melhor qualidade de vida.
Por isso, se você se preocupa com a sua saúde e com a da sua família, continue a leitura e veja o que a psicoterapia pode fazer por você!
O que é a psicoterapia?
Basicamente, ela pode ser considerada como um acompanhamento psicológico mais detalhado, cuja finalidade é orientar sobre as questões emocionais e comportamentais mais preocupantes. Durante o tratamento, essa terapia pode ser complementada por atividades alternativas como dança, música, teatro ou esportes, se necessário.
E engana-se quem pensa que esse tipo de terapia é direcionada apenas para pessoas com um algum problema de ordem psicológica. É o contrário, pois ela serve para todo e qualquer indivíduo que queira uma harmonia em sua vida e até mesmo para ajudar a trabalhar situações conflitantes que possam gerar problemas futuros.
Sobretudo, seu propósito principal é a busca pelo equilíbrio, visto que a psicoterapia favorece a capacidade de reflexão e autoanálise, incentivando, dessa forma, o interesse pelo autodesenvolvimento.
Quais os seus principais benefícios?
Dentre os principais benefícios da psicoterapia podemos destacar a busca pelo equilíbrio. No entanto, para melhor entender o que ela pode fazer por você, é necessário avaliar, em síntese, a relevância de manter uma mente equilibrada para a saúde física e emocional.
Levar a vida com preocupações excessivas e em desacordo com valores e virtudes necessários ao equilíbrio psicológico contribui para problemas como a ansiedade, a depressão e o estresse. E o acúmulo desses sentimentos são nocivos à saúde e estão intrinsecamente associados ao surgimento de doenças mais graves.
Diante disso, não é difícil entender porque um acompanhamento psicoterápico traz tantos benefícios importantes: auxilia a encontrar um bem-estar, mesmo diante das possíveis adversidades da vida contemporânea, que, muitas vezes, inesperadamente revela muitas inquietações.
Logo, a indisposição mental ou aquela aparente tristeza sem causa definida e o excesso de preocupações diárias são exemplos de problemas que a psicoterapia pode ajudar a superar.
Qual a função da psicoterapia na saúde física?
Diante da importância do tratamento psicoterápico e de sua abrangência, torna-se fundamental compreender a sua relação com a saúde física. Aqui, nada melhor para explicá-la do que a frase “mente sã, corpo são”, conhecida desde os primórdios da humanidade.
Nesse sentido, sabe-se que quando a mente vai bem, todo o organismo tende a acompanhá-la. Em outras palavras, uma mente sadia promove a autoestima, melhora a disposição e fortalece o sistema imunológico, fator essencial na prevenção das doenças e no melhor equilíbrio do organismo. Simples assim.
E então, gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais para que seus amigos também entendam os benefícios da psicoterapia!