Se preferir ligue:
Ou agende pelo Whatsapp:
Quando se fala em estética, a flacidez é uma das principais reclamações de homens e mulheres nos consultórios médicos e clínicas estéticas. A flacidez ocorre devido à falta de fibras de sustentação da pele (colágeno e elastina), causando a perda de elasticidade da pele e também a rigidez dos músculos, e proporcionando uma aparência menos jovial a uma pessoa.
Devido às variações hormonais, a flacidez acontece com mais frequência nas mulheres do que nos homens, embora também estejam sujeitos a ela.
O que é o colágeno
O colágeno é a proteína que proporciona elasticidade e firmeza à nossa pele e é responsável pela constituição do tecido conjuntivo. Junto com a elastina – proteína que faz com que a pele retome sua forma original após ser esticada – sustentam o tecido do organismo.
Tipos de flacidez
Há dois tipos de flacidez: a muscular e a cutânea. Ambos podem ocorrer ao mesmo tempo ou em momentos diferentes.
– Cutânea: É a flacidez da pele, que pode ser causada pelo envelhecimento natural (a partir dos 30 anos), perda de peso repentina, hidratação inadequada, excesso de sol, gravidez, o conhecido “efeito sanfona” e o consumo de cigarros e bebidas alcoolicas.
– Muscular: É o enfraquecimento e perda de tonicidade dos músculos. Trata-se de um estado de hipotonia muscular. Além do envelhecimento orgânico, em que ocorre a redução da síntese de proteínas, o sedentarismo também é uma causa da flacidez muscular.
Prevenção
Não há como evitar a flacidez. Com o passar do tempo, passamos a produzir uma quantidade menor de colágeno e elastina que proporcionam rigidez ao nosso tecido cutâneo.
Porém, através de alguns hábitos é possível prevenir a flacidez. Aumentar a ingestão de água e de alimentos ricos em proteína e praticar exercícios físicos, principalmente a musculação, são alguns deles.
Fora a mudança de hábitos, uma série de procedimentos estéticos e tratamentos auxiliam no combate a flacidez.