Se preferir ligue:
Ou agende pelo Whatsapp:
Assim como a celulite, as estrias, muitas vezes, é um dos maiores motivos de preocupação da mulher com o corpo. As estrias são cicatrizes que formam linhas finas e longas, visíveis na pele, que surgem quando as fibras colágenas são destruídas devido a um estiramento da pele.
Embora seu aparecimento seja mais comum em mulheres, os homens também podem ter estrias e sentir o mesmo desconforto estético da mulher. A princípio, as estrias tem cor avermelhada ou roxa, porém, após algum tempo, tornam-se esbranquiçadas.
Causa das estrias
Normalmente, as estrias aparecem quando acontece um estiramento da pele, que pode ser causado pelo aumento de peso, engordar e emagrecer com frequência (conhecido como “efeito sanfona”), gravidez, fatores hormonais, colocação de próteses ou devido à utilização de anabolizantes. Além disso, fatores genéticos também podem ser apontados como causas.
Tipos de Estrias
– Avermelhada ou arroxeada: São as estrias mais “novas”, mais recentes. Elas podem causar coceiras e apresentam um processo inflamatório local.
– Esbranquiçadas: São as estrias “velhas, mais antigas, quando já aconteceu uma atrofia mais intensa das fibras colágenas.
Locais onde as estrias podem aparecer
Nas mulheres, as estrias, geralmente, se formam nos seios, abdômen, flancos, glúteos e coxas. As estrias também podem aparecer nessas regiões do corpo masculino, porém, nos homens é mais comum surgir nas costas, ombros e braços.
No entanto, elas podem aparecer em qualquer parte do corpo que tiver a pele esticada, até mesmo no rosto.
Como tratá-las e evitá-las
Não há cura total das estrias, embora a maioria tenda a se tornar mais suaves e outras até mesmo a desaparecerem completamente. Porém, trata-se de um processo longo, com mais de um ano de duração.
Tudo depende da fase em que a estria está, da região do corpo onde se encontra e de sua espessura. Além disso, a genética, a idade e a produção de colágeno também são fatores que colaboram para a maior eficácia do tratamento.
Para casos em que as estrias não amenizam ou desaparecem, existem os mais variados tratamentos dermatológicos e procedimentos estéticos que a reduzem ou a tornam menos perceptíveis.