Se preferir ligue:
Ou agende pelo Whatsapp:
Facilmente identificada pela incidência de muitas espinhas e cravos, a acne ocorre com mais frequência nos ombros, nas costas, no rosto e, em alguns casos, pode ser muito severa.
A doença é ocasionada devido o excesso de sebo (substância oleosa produzida pelas glândulas sebáceas responsável pela lubrificação da pele) e também pela presença de células mortas que obstruem os folículos pilosos, propiciando o desenvolvimento de bactérias e consequente inflamação cujas lesões são de lenta cicatrização.
Além da Neonatal, que pode afligir recém-nascidos devido a alterações hormonais, da Medicamentosa, que é causada pelos efeitos colaterais de alguns medicamentos, e da Solar, que são espinhas que surgem após exposição solar intensa, existem 5 tipos específicos de acne classificadas em graus diferentes:
Grau 1 – Acne não Inflamatória ou Comedônica
Considerada a forma mais simples da doença, é caracterizada por cravos na testa, nariz e bochechas e pode surgir em qualquer momento da vida, sendo mais comum na adolescência.
Grau 2 – Acne Pápulo-pustulosa
Apresenta elevações da pele que contém pus como cravos, espinhas, pápulas e pústulas.
Grau 3 – Acne Nódulo-cística
Mais comum no rosto, costas e tórax, caracteriza-se pela presença de nódulos sob a pele
devido as espinhas avermelhadas se desenvolverem muito próximas umas das outras, causando dor e desconforto.
Grau 4 – Acne Conglobata
Apresenta um conjunto de lesões próximas umas das outras com pus, colaborando para a formação de abscessos, fístulas e, consequentemente, deformações na pele.
Grau 5 – Acne Fulminante
Considerada a mais rara e grave manifestação de acne, pode surgir no peito, nas costas ou no rosto repentinamente junto de febre, dores articulares e mal-estar.
A acne deixa marcas profundas na região afetada e na autoestima de qualquer pessoa, porém, com a evolução dos tratamentos clínicos e estéticos, é possível reduzi-las, evitá-las e, até mesmo, restaurar completamente a saúde da pele. Estabelecer uma alimentação mais saudável e agendar uma consulta com um dermatologista é o primeiro passo para que o tratamento ou procedimento estético tenha bons resultados.