Horarios de atendimento Covid-19

As 5 principais doenças de verão e como preveni-las

doenças de verão

Verão é sinônimo de férias, praia, piscina e muita diversão. Possivelmente, é a estação do ano mais esperada por muitas pessoas, não é verdade? No entanto, para curti-la ao máximo, é importante ficar atento para não contrair alguma das famosas doenças de verão.

Por isso, no post de hoje, preparamos uma lista com as 5 principais doenças que costumam aparecer nessa época do ano para ajudá-lo a se prevenir. Continue a leitura e confira!

1. Micose

Essa é uma doença que pode afetar pele, unhas, couro cabeludo e virilhas, sendo causada pela proliferação de fungos nessas regiões. Por esses microrganismos gostarem de locais quentes e úmidos, torna-se bastante comum aparecerem no verão. Locais como piscinas, praias, vestiários e outros com grande circulação de pessoas são ambientes propícios à contaminação.

Os principais sintomas da micose são:

  • coceira;
  • frieira — geralmente aparece entre os dedos dos pés;
  • irritação;
  • vermelhidão local;
  • impingem.

A melhor maneira de se prevenir é manter as dobras do corpo limpas e secas, não usar sapatos com meias em dias muitos quentes e não andar descalço em ambientes comunitários.

2. Desidratação

A desidratação é uma condição caracterizada pela falta de água, sais minerais e outros líquidos necessários para o funcionamento do corpo e costuma ser bastante frequente com o aumento das temperaturas.

Se a água eliminada por meio do suor, urina, fezes e lágrimas não for reposta corretamente, a pessoa pode ficar desidratada. A doença afeta pessoas de todas as idades, sendo mais perigosa em crianças e idosos.

Ela pode ser leve, moderada e grave. Entre os sintomas mais comuns estão:

  • sede exagerada;
  • olhos fundos;
  • boca e pele secas;
  • cansaço;
  • fraqueza.​

Casos mais graves podem apresentar queda da pressão arterial, falência de órgão e até a morte. Para evitar essa condição, a orientação é beber muito líquido — água, sucos, água de coco e leite materno, no caso de bebês — e evitar exposição excessiva ao sol.

3. Melasma

O melasma caracteriza-se pelo surgimento de manchas escurecidas no rosto, nos braços e nas áreas do corpo muito expostas aos raios solares. Ele não oferece riscos à saúde, mas compromete a estética.

O seu aparecimento se deve a uma hiperpigmentação, originada por deposição aumentada de melanina — proteína responsável pela coloração da pele e pela proteção contra os raios ultravioleta.

Os principais fatores que levam ao aparecimento do melasma são:

  • exposição excessiva aos raios UV;
  • disfunção da tireoide;
  • uso de anticoncepcionais;
  • ser mulher com idade entre 20 e 25 anos.

A melhor forma de prevenir é evitar a exposição ao sol sem proteção. Por isso, use filtro solar, óculos de sol, chapéus e prefira o sol da manhã.

4. Dengue

Causada pela picada do mosquito Aedes Aegypti — que se reproduz na água acumulada em pneus, garrafas e outros recipientes —, só no ano de 2016, a dengue atingiu, aproximadamente, 1,5 milhão de casos no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Vale lembrar que o calor e a chuva, muito comuns no verão, potencializam a proliferação do mosquito.

Os principais sintomas da dengue são:

  • febre;
  • manchas avermelhadas;
  • dor de cabeça, principalmente atrás dos olhos;
  • dores pelo corpo.

A prevenção consiste em evitar o acúmulo de água em recipientes, que são focos de reprodução, e usar repelentes de insetos — verificar no rótulo se afastam o Aedes Aegypti.

5. Intoxicação alimentar

A intoxicação alimentar ocorre por meio da ingestão de alimentos ou água contaminada por bactérias, vírus e parasitas. Eles são encontrados principalmente em carnes cruas e ovos, mas podem se alojar em outros alimentos também.

No verão, as chances de consumir comida estragada em decorrência do calor é maior, por isso, é preciso ter muito cuidado ao armazenar os alimentos.

Náusea, vômito, diarreia aquosa e febre são os sintomas mais comuns da intoxicação alimentar. Para se prevenir, fique atento à higienização das mãos e dos alimentos antes de consumi-los.  Nos dias de muito calor, evite comer carnes mal cozidas, produtos lácteos não pasteurizados e comida de origem duvidosa.

Agora que você já conhece as principais doenças de verão e sabe como se prevenir, compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude seus amigos a também se protegerem!

Postado em 06/12/2017.

Se preferir, agende por Telefone ou Whatsapp: (11) 96924-5563 11 4800-3777


menu agende Agendar Resultado