CONFIRA AS PRINCIPAIS DICAS DE NUTRICIONISTAS PARA PERDER PESO SEM PREJUDICAR A SUA SAÚDE
Muitas pessoas insistem em apostar nas “dietas da moda” que prometem secar a gordura em pouco tempo. No entanto, esses regimes alimentares que incitam uma intensa restrição calórica são ineficazes, pois podem diminuir o metabolismo, elevar o estresse, aumentar o hormônio cortisol e, consequentemente, reduzir a perda de peso.
É evidente, não existe nenhuma fórmula milagrosa para emagrecer. Para perder peso sem causar danos à saúde, é preciso adotar novos hábitos e mudar seu estilo de vida gradativamente. Uma reeducação alimentar aliada a prática regular de exercícios físicos não apenas auxiliam no emagrecimento, como aumentam a sua qualidade de vida.
9 DICAS PARA EMAGRECER COM SAÚDE
Abaixo, confira importantes dicas de nutricionistas para emagrecer de forma segura e saudável:
1 – PREOCUPE-SE COM A QUALIDADE DE SUAS REFEIÇÕES:
Consuma mais frutas, verduras e legumes que são fontes de vitaminas, minerais, fibras e água, e de baixo valor calórico. Além disso, opte pelas refeições cozidas, assadas, grelhadas ou refogadas. Evite frituras, alimentos gordurosos, doces, refrigerantes, alimentos enlatados, embutidos e outros produtos industrializados.
2 – EVITE REFEIÇÕES VOLUMOSAS:
O excesso de nutrientes tende a virar gordura corporal. Por isso, evite consumir uma grande quantidade de comida em uma só refeição. O ideal é fazer de cinco a seis refeições ao dia, em pequenos volumes.
3 – COMA A CADA 3 HORAS:
Não fique mais de três horas sem comer. Jejuns longos fazem o corpo queimar mais massa muscular e armazenar tecido gorduroso. Uma boa dica é estabelecer horários regulares para as refeições. Isso mantém seu metabolismo ativo e aumenta o gasto de calorias.
4 – DIMINUA O CONSUMO DE SAL E DE AÇÚCAR:
O sal em excesso contribui na retenção de líquidos. Substitua o sal por temperos naturais, como orégano, alecrim, salsa ou limão. Da mesma forma, substitua os doces por sobremesas à base de frutas, que podem ser cozidas e salpicadas de cacau ou canela.
5 – ESCOLHA 1 CARBOIDRATO:
Em uma refeição completa, apenas um alimento rico em carboidrato já é o suficiente. Em vez de optar por colocar arroz, massa e batata em seu prato, escolha só um deles.
6 – APOSTE NOS CEREAIS INTEGRAIS:
Substitua os cereais refinados por cereais integrais. Os carboidratos refinados, como a farinha branca e o açúcar, fermentam com facilidade e são convertidos rapidamente em glicose.
7 – BEBA BASTANTE LÍQUIDO:
É recomendável beber pelo menos 2 litros de água por dia, gradativamente. Também vale beber líquidos em forma de chás e sucos naturais. Porém, os sucos industrializados devem ser evitados, pois contêm corantes, conservantes, aromatizantes e açúcares.
8 – PRATIQUE ATIVIDADES FÍSICAS REGULARMENTE:
Não há escapatória, a prática regular de atividades físicas é fundamental. Os exercícios físicos aumentam a queima de calorias e melhoram a circulação do sangue. Opte por uma atividade física que lhe agrade e procure um profissional que te oriente.
9 – DURMA O SUFICIENTE:
O ideal é dormir de 7 a 8 horas por dia. Quando você não dorme o suficiente, acontece um desequilíbrio de dois hormônios relacionados ao apetite e à saciedade da fome: a grelina e a leptina. Esta última, hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade, é secretada durante o sono. Ou seja, se você dorme pouco, produz menores quantidades de leptina, o que leva o seu corpo a sentir necessidade de ingerir maiores quantidades de alimentos.
O nutricionista é o profissional que poderá realizar uma avaliação personalizada e propor uma dieta balanceada com recomendações para o seu dia a dia.