Sono e alimentação: entenda essa relação para uma vida saudável

Sono e alimentação

O sono e alimentação fazem parte do metabolismo do nosso corpo. Boa parte da energia e disposição que temos ao realizar as atividades cotidianas se devem ao cultivo de hábitos saudáveis.

No entanto, muitas pessoas não fazem ideia que existe uma relação intrínseca entre boas horas de sono e aquilo que comemos. Dessa forma, devemos nos manter atentos à alimentação, de maneira que nossa dieta fique equilibrada, a fim de que a qualidade de vida esteja presente ao acordarmos.

Mas, afinal, você sabe quais alimentos contribuem para o bom sono? Confira esses 7 itens que separamos neste post e entenda, de uma vez por todas, a relação entre sono e alimentação para ter uma vida saudável!

Alimentos que proporcionam um sono saudável

O ideal é comer alimentos ricos em vitamina B6, magnésio e outros precursores do triptofano. Além disso, a alimentação deve ser feita em períodos regulares, de forma a de manter o metabolismo equilibrado. Com essa finalidade, separamos esses 7 alimentos indispensáveis para você melhorar seu sono. Confira!

1. Banana

Grande fonte de magnésio, potássio e vitamina B6, a banana é uma fruta bastante versátil e indispensável para quem deseja dormir tranquilo. Experimente comê-la após as refeições principais.

2. Leite

Usado muito pelas mamães que querem que seus bebês durmam tranquilo, o leite morno possui o mesmo efeito na fase adulta. Isso ocorre porque o leite é uma fonte rica de triptofano e, quando ingerido morno, sua atividade no corpo é potencializada.

3. Cereais

Aveia, arroz e trigo são alimentos que possuem uma série de precursores do triptofano e auxiliam bastante quem tem problemas de insônia. Uma dica é fazer um mingau antes de dormir, com pouco açúcar.

4. Maracujá

Famosa fruta conhecida por seu efeito relaxante, o maracujá pode ser ingerido na forma de suco também. Uma alternativa é o chá das folhas do maracujá, que é infalível para se dormir bem.

5. Mel

O mel é constituído de carboidratos que catalisam, ou seja, aceleram a reação do triptofano no cérebro. Uma colher antes de dormir já está de bom tamanho.

6. Alface

Poucos sabem, mas a alface possui altos níveis de precursores de triptofano, como vitaminas do complexo B. Uma salada com tomates, além de saborosa, é perfeita para quem quer dormir serenamente.

7. Nozes

Possuindo altas concentrações de magnésio em sua composição, a noz é ideal para quem deseja dormir rápido e bem ao longo da noite.

A alimentação é mais importante para o sono do que as pessoas pensam. Afinal, realmente somos aquilo e os efeitos de uma dieta rica e equilibrada são refletidos ao trabalhar, estudar, realizar atividades físicas e cuidar de nossas responsabilidades.

Ao nos alimentarmos corretamente, e procurando fontes de triptofano, a insônia torna-se um problema do passado, e conseguimos transformar com êxito a relação sono e alimentação em boa qualidade de vida.

Sono e alimentação como aliados da qualidade de vida

A relação entre o sono e a alimentação ocorre pela combinação entre substâncias presentes no nosso organismo. Mais especificamente, é graças à ação das moléculas de triptofano no nosso cérebro que a relação é desencadeada.

Isso ocorre porque, uma vez no nosso cérebro, o triptofano obtido com ajuda dos alimentos estimula a produção de um neurotransmissor chamado serotonina. Esse neurotransmissor, por sua vez, é responsável pela sonolência, bom humor e sensação de bem-estar ao adormecer.

Outra substância que age nessa associação, de forma indireta, é a insulina. Ela é responsável por diminuir os níveis de açúcar no sangue.

Para compensar esse desequilíbrio, o corpo produz um outro neurotransmissor: a adrenalina. Isso não é bom para quem deseja dormir, já que a adrenalina induz o cérebro a ficar mais ativo e a pessoa fica com insônia, por consequência.

Gostou dessas dicas para equilibrar seu sono e alimentação? Para mais assuntos sobre o tema, curta nossa página no Facebook e fique ligado nas novidades!

Postado em 04/07/2017.

Se preferir, agende por Telefone ou Whatsapp: (11) 96924-5563 11 4800-3777


menu agende Agende um exame ou consulta Resultado de Exame